O canal de TV por assinatura The History Channel exibe na próxima segunda-feira, dia 13 de julho, a partir das 21h, o especial exclusivo "A Revolução Francesa". Há 220 anos, o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” entrou para a história como o símbolo da Revolução Francesa (1789).

Responsável pela destituição da monarquia no país, sistema dominante até então na maior parte da Europa, a revolução representou um dos acontecimentos político-sociais mais significativos da contemporaneidade.

Influenciada pelo iluminismo – conjunto de idéias propagadas por intelectuais e pensadores do século XVIII a favor da razão e do individualismo, a sociedade francesa decidiu lutar pela melhoria econômica do país, predominantemente agrário e com uma forte desigualdade social.

A insatisfação da burguesia e dos camponeses se deflagrou no evento conhecido como a Queda da Bastilha, no dia 14 de julho, enfraquecendo o poder do rei Luís XVI e impulsionando uma série de eventos que culminaram na grande revolução. Em 1793, Luís XVI e sua mulher Maria Antonieta foram guilhotinados. Essa elogiada produção também aborda o envolvimento de importantes personagens desse episódio da história, como os revolucionários Robespierre, Jean-Paul Marat e Danton, entre outros.