A Rede Vida estreia nesta terça-feira, dia 4 de agosto, a partir das 21h, a nova temporada do programa "Ação Saúde". A atração é produzida pela Associação Paulista de Medicina e reestreia falando sobre o mal de Parkinson.

Na estréia da nova temporada, com cenário remodelado e mais moderno, além de reportagens externas, o Ação Saúde recebe os doutores Egberto Reis Barbosa, livre docente do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP, e Elizabeth Maria Aparecida Barasnevicius Quagliato, professora colaboradora do Departamento de Neurologia da UNICAMP.

O médico inglês James Parkinson descreveu, pela primeira vez, em 1817, a Doença de Parkinson ou Mal de Parkinson. Trata-se de uma patologia neurológica que compromete as habilidades motoras e movimentos por conta da perda de neurônios.

Incurável, o Mal de Parkinson pode ser tratado e controlado. Cerca de 80% dos casos ocorre entre 65 e 75 anos, na mesma proporção em homens e mulheres, e apenas 10% dos pacientes têm menos de 45 anos.