O canal de TV por assinatura Globo News exibe nos dias 10 e 17 de agosto, a partir das 23h30, uma entrevista exclusiva e inédita com o polêmico biólogo e evolucionista britânico Richard Dawkins. A entrevista será exibida em duas partes pelo programa "Milênio".

Dawkins é ateu convicto e defensor da teoria evolucionista de Charles Darwin. As entrevistas foram feitas pelo repórter Silio Boccanera e gravadas durante as palestras do escritor na Feira Literária de Paraty, a Flip. Dawkins foi aplaudido diversas vezes pela plateia, mesmo tratando de temas um tanto espinhosos como o ateísmo, a comprovação científica da inexistência de Deus e a defesa da biologia evolutiva, inspirada em Darwin.

O biólogo defende e divulga correntes como o ateísmo, o ceticismo e o humanismo. Seu mais recente livro, "Deus, um delírio" é best-seller em vários partes do mundo. Através de diversos fatos científicos, Dawkins mostra sua teoria da inexistência de Deus. Em enquete realizada pela revista "Prospect" em 2005, sobre os maiores intelectuais da atualidade, Richard Dawkins ficou com a terceira posição, atrás somente de Umberto Eco e Noam Chomsky.