O programa "The Oprah Winfrey Show" é exibido de segunda a sexta, às 20h, pelo GNT. Nesta semana, Oprah faz uma homenagem a Martin Luther King Jr. Ela apresenta o programa direto do Lincoln Memorial, onde o pastor e ativista pelos Direitos Civis dos negros fez seu célebre discurso “Eu tenho um sonho”. As palavras despertaram a consciência da nação e fez com que ele se tornasse o mais jovem ganhador do Prêmio Nobel da Paz. Os programas são reprisados de segunda a sexta, às 7h30 e às 15h. Confira abaixo os destaques para esta semana.

Segunda-feira

Heróis do cotidiano não costumam sair nas manchetes dos jornais. Por isso, junto com a revista “People”, Oprah homenageia atos de bondade daqueles que gastam tempo ajudando os vizinhos, estranhos, mães solteiras. Em Eureka Springs, Arkansas, Dr. Oz encontra um casal que está fazendo exatamente isso. Quando a pequena cidadezinha deles foi abalada pela crise econômica, Dr. Dan Bell e sua esposa, Suzie, criaram a ECHO Health Clinic onde, duas vezes por mês, eles e mais 250 voluntários transformam o ginásio de uma igreja num centro médico completo. O programa mostra também a boa ação do mecânico de carros Hal Colston. Em 1996, ele fundou a Good News Garage, em Burlington, para ajudar homens e mulheres com automóveis que precisem de conserto. Ele explica que queria ajudar aquelas pessoas que dependem de seus veículos.

Terça-feira

Os Estados Unidos e o mundo vivem uma das piores crises financeira e econômica da história e 13 milhões de americanos encaram o desemprego e as mudanças nas classes sociais. Os especialistas dizem que o fosso entre os ricos e os pobres está ampliando. O ex-secretário de trabalho da administração Clinton e professor da Universidade da Califórnia, Robert Reich, explica que, se comparado a outros países, os Estados Unidos não têm uma estrutura de classe estrita. Normalmente, uma família americana de baixa renda pode melhorar seu status social focando em dois fatores: renda e educação. Mas com a crise, essas premissas não têm mais funcionado.

Quarta-feira

A atriz Kirstie Alley protagonizou um daqueles momentos de arregalar os olhos no “The Oprah Winfrey Show.” Depois de perder os muitos quilos extras que havia acumulado, Kirstie cumpriu sua promessa à apresentadora e desfilou de biquíni. Dois anos e meio mais tarde, ela vem a público novamente e revela o motivo de ter saído da dieta.

Quinta-feira

Você sabe para onde vai o seu lixo? Cientistas acreditam que o maior lixão do mundo, atualmente, não está em terra, mas no Oceano Pacífico. Esse grande mar de lixo já se estende da costa da Califórnia até o Japão e há estimativas de que seja do tamanho do estado do Texas. Em alguns trechos, 90% dos escombros são plásticos, e chegam até 27 metros de profundidade. Oprah conversa com o explorador marítimo Fabien Cousteau que, assim como seu avô Jacques Cousteau, dedicou sua vida a explorar e proteger os oceanos do mundo e a vida no mar. Fabien explica que a maioria daqueles que são afetados por esse enorme lixão flutuante – como as tartarugas, os pássaros marinhos e as baleias beluga – não podem se pronunciar. O pesquisador também faz um alerta: Se você não se preocupa com isso, deveria.

Sexta-feira

Todos os anos, os Estados Unidos fazem uma pausa para relembrar Martin Luther King Jr, líder do movimento dos Direitos Civis e um dos homens mais influentes na história do país. Como pastor de uma Igreja Batista, ele usou o poder das palavras para inspirar uma geração de americanos e mudar o curso da história. Em 1963, Luther King fez um famoso discurso nos degraus do Lincoln Memorial, em Washington, para mais de 200 mil pessoas, que ficou conhecido como “Eu tenho um sonho”. As palavras poderosas despertaram a consciência da nação e fez com que ele se tornasse o mais jovem ganhador do Prêmio Nobel da Paz.