A TV Cultura estreia nesta quarta-feira, dia 26 de agosto, a partir do meio-dia, dois novos canais no espaço da multiprogramação na transmissão digital. O público de São Paulo poderá conferir os novos canais Univesp TV e MultiCultura.

Univesp TV

A Univesp TV, canal 24.2, será dedicada exclusivamente ao programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo, que amplia o acesso da população paulista ao ensino superior público de qualidade. Além de três horas de programação inédita por dia, o canal veiculará a partir de 2010, programas ao vivo, no horário das atividades presenciais – lecionadas em diversos pólos espalhados pelo estado – e que servirão como ponto de partida para as discussões das atividades em sala de aula.

Na quinta, dia 27 de agosto, a programação inédita entra no ar às 20h, com programas especialmente preparados para o curso de graduação em Pedagogia, a ser oferecido a partir de março de 2010 pela UNESP, para cerca de 5 mil professores da Rede Pública. Também será exibido o programa da série Literatura sobre a escritora Clarice Lispector; o primeiro episódio da série inglesa Ciência em Foco, sobre o cientista Michael Faraday, um dos pais do eletromagnetismo; e a primeira parte da série O Julgamento de Darwin, da PBS dos EUA, sobre o ensino da evolução no país.

MultiCultura

Já o MultiCultura, canal 24.3, entrará no ar para exibir o que há de melhor no acervo da TV Cultura, com programas produzidos nos últimos 40 anos. A cada dia, um tema conduzirá a programação, como: games, ciência, dramaturgia, musicais, infantis, juvenis, dentre outros. Séries especiais também serão exibidas como Roda Viva Presidenciáveis e Entrevistas Raras, como João Cabral de Mello Neto no Primeiro Plano (1974).

No dia da estreia (26), o telespectador confere os principais games show produzidos pela TV Cultura como o Enigma (1987), às 12h, e É Proibido Colar (1983), às 13h. Na quinta (27), é a vez dos temas científicos, como Ver Ciência (2000) e Minuto Científico (1997); na sexta (28) dramaturgia, como Confissões de Adolescentes (1994) e Contos da Meia-Noite (2003); no sábado (29) somente programação jovem, como Matéria Prima, com Serginho Groisman (1990) e Jovem Urgente (1970); e no domingo (30), vários musicais, incluindo Festa Baile, com Agnaldo Rayol (1984).

Sintonizando os novos canais

Para sintonizar a Univesp TV, o telespectador de São Paulo, conectado ao conversor de tevê digital, deve ajustar ao canal 24.2 e para o MultiCultura 24.3. Fora de São Paulo, o sinal será captado pelas parabólicas digitais apontadas para o satélite Brasilsat B4, situado nos 84ºW, na polarização vertical, freqüência 3.710 MHz e symbol rate 12960.