A TV Brasil exibe na quinta-feira, dia 29 de outubro, a partir das 22h, uma edição inédita do programa Caminhos da Reportagem. A produção mostrará o patrimônio histórico brasileiro de Minas Gerais, considerado o berço da arte barroca no país.

Símbolos de fé e riquezas trazidas da Europa, as peças de arte sacra são hoje objetos de disputa e cobiça de quadrilhas de ação sofisticada. O roubo movimenta um mercado ilegal altamente rentável. E mais: o comércio clandestino de bens culturais só fica atrás, em volume de dinheiro, do tráfico de drogas e de armas.

A partir dessa constatação e com o objetivo de mostrar ao país a arte sacra, a equipe do programa visitou as cidades históricas de Minas. A reportagem vai destacar que, sem o apoio do Estado, o patrimônio é mantido pelas comunidades locais. Nas entrevistas, os jornalistas ouviram histórias reveladoras de pessoas que zelam por obras consideradas verdadeiros tesouros. E, para aprofundar o debate e falar sobre a riqueza do barroco mineiro, o Caminhos da Reportagem discutirá ainda sobre a polêmica envolvendo os colecionadores.