A TV Cultura exibe nesta quinta-feira, dia 8 de outubro, a partir das 23h10, uma edição inédita do programa Letra Livre. A atração debaterá os 70 anos de morte de Freud e a relação entre literatura e psicanálise, e terá como convidados o ensaísta e psicanalista Renato Mezan e a professora de literatura Cleusa Rios Passos.

Cleusa Rios é ensaísta e professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da usp, e representa uma das vertentes mais instigantes dos estudos literários: a aproximação entre a teoria psicanalítica e as correntes da crítica contemporânea. Seu trabalho oscila da análise de autores e obras específicos – como no livro Guimarães Rosa: do feminino e suas estórias – a ensaios em que estabelece pontes entre os conceitos criados por Freud e outros que tratam da representação ficcional e do imaginário poético – como em Confluências: crítica literária e psicanálise.

O convidado Renato Mezan, um dos mais importantes psicanalistas do país, é autor de livros que investigam a obra de Freud tanto na perspectiva da clínica quanto do ponto de vista de seu impacto sobre a cultura do século 20. Freud: A Trama dos Conceitos, um de seus primeiros livros, é uma leitura das contradições, impasses e soluções que constituíram a teoria freudiana. Em seus ensaios – reunidos em livros como A Vingança da Esfinge, Psicanálise, Judaísmo – Ressonâncias e Interfaces da Psicanálise – continua essa reflexão a partir de um amplo espectro de autores e temas, que inclui desde a tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles, à obra do filósofo francês Michel Foucault.