Um show de calouros diferente. É o que promete o programa Prelúdio, que está na 3ª eliminatória e será apresentado na tarde deste domingo (11/10), pela TV Cultura. O programa busca novos talentos da música clássica brasileira. Gravado no Auditório Franco Zampari, em São Paulo, trará a apresentação de três jovens, sob a regência do maestro Júlio Medaglia. O programa vai ao ar a partir das 14h30.

Concorrem nesta etapa o percussionista Heri Brandino, de Tatuí/SP (23 anos), que toca o 4º movimento do Concerto para marimba nº 1, de Ney Rosauro; a cantora Viviane Rojas, de São Paulo/SP (24 anos), que interpreta Embraceable You, do compositor George Gershwin; e o trombonista Wellington Araujo (24 anos) que apresenta o Concerto para trombone alto e orquestra (1° movimento) do compositor Leopold Mozart.

Nas duas primeiras eliminatórias, o programa selecionou para as semifinais o trompetista Tiago Linck e o violinista Mizael Junior.

O concurso é dividido em onze etapas: oito eliminatórias, gravadas no Auditório Franco Zampari; duas semifinais, no Teatro do Colégio Santa Cruz; e a final, que, exibida ao vivo, na Sala São Paulo. O vencedor ganhará uma Bolsa de Estudos na Alemanha, patrocinada pelo Instituto Goethe, e a um concerto prêmio, regido por Medaglia.

Interatividade
A grande final, que acontece dia 6 de dezembro, terá, pela primeira vez, a participação do público, que votará pela internet, no site (www.tvcultura.com.br/preludio) e será transmitida, ao vivo, também pela IPTV Cultura. Outra novidade é que, além dos concorrentes, músicos que postarem suas apresentações no site, em Vídeos do Internauta, terão a chance de serem vistos nas futuras edições do programa.

Único show de calouros erudito da TV brasileira, Prelúdio tem apresentação de Estela Ribeiro e conta com incentivo cultural da Lei Rouanet, apoio cultural O Boticário e Fundação Volkswagen e apoio institucional do Instituto Goethe.