O canal de TV por assiantura Discovery Channel estreia no domingo, dia 29 de novembro, a partir das 20h, o documentário "São Paulo sob ataque". A atração relata os bastidores dos ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC), em maio de 2006.

Foram oficialmente contabilizados e atribuídos ao PCC: 280 ataques, 82 ônibus incendiados, 78 feridos e 46 mortos (entre policiais e agentes penitenciários). O documentário entrevista pessoas-chave daquele momento, como o ex-secretário da Administração Penitenciária de São Paulo, Nagashi Furukawa, o ex-secretário de Segurança Pública do Estado, Saulo de Castro Abreu Filho e o ex-governador do Estado de São Paulo, Cláudio Lembo. Também são ouvidos a jornalista Fátima Souza, primeira profissional de imprensa a denunciar a existência do PCC, representantes atuais do poder público, das polícias civil e militar, além de sobreviventes e familiares de vítimas.

"O objetivo desta produção é mergulhar nos três dias que marcaram a vida de milhões de pessoas em São Paulo. Olhar os fatos quase quatro anos depois e usar o distanciamento para rever esse evento trágico e suas conseqüências. São momentos da história recente que merecem ser lembrados, revividos e questionados.", diz Carla Ponte, produtora da Discovery Networks no Brasil.