Serão conhecidos logo mais, nas TVs Cultura e Rá Tim Bum os vencedores do Prêmio das Crianças do Mundo, que neste ano completa 10 anos de existência e comemora o aniversário com uma edição especial, na qual concorrem os premiados nos nove anos anteriores, entre eles Nelson Mandela, eleito em 2005, e a cambojana Somaly Mam, vencedora em 2008.

O anúncio do ganhador – que acontece em cerimônia na Suécia e nomeia o ‘Herói dos Direitos da Criança da Década’ – vai ao ar nesta sexta-feira (20/11), às 20h, na TV Rá Tim Bum, e na madrugada de sexta para sábado, à 1h, na TV Cultura. Este ano, o prêmio comemora também os 20 anos da Convenção da Criança da ONU e conta com a participação de 23 milhões de crianças, em 52.000 escolas e 99 países.

No Brasil, participam crianças e jovens de 10 a 17 anos que têm acesso aos portais de educação da Positivo Informática, parceira do prêmio. Organizações não-governamentais atuantes no campo da defesa dos direitos da criança e redes de escolas públicas situadas nas regiões Norte, Sul e Sudeste do País, também promovem o Prêmio das Crianças do Mundo em 2009.

O projeto conta com um júri infantil formado por meninos e meninas de vários países, especialistas em direitos da criança, como resultado da suas histórias de vida – órfãos de tsunamis, portadores de HIV, escravos por dívida etc. Ou, também por meio da sua luta para defender os direitos de outras crianças.