A cidade histórica mineira de Ouro Preto ganhou um especial no programa Cidade Secreta, canal The History Channel. Apresentado pelo estilista Ronaldo Fraga, o episódio dedicado a Ouro Preto fará uma verdadeira viagem no tempo para trazer à tona fatos pouco conhecidos deste Patrimônio Cultural da Humanidade. Cidade Secreta: Ouro Preto estreia dia 5/12, sábado, às 20h.

Com o auxílio de historiadores e pesquisadores, o The History Channel traz informações que proporcionam uma nova visão de Ouro Preto, cidade de grande relevância cultural e de privilegiada arquitetura colonial, por onde passaram importantes personagens da história brasileira. Em 1933, tornou-se Cidade Monumento Nacional e, em 1980, a Unesco declarou Ouro Preto Patrimônio Cultural da Humanidade.

“Ao gravar o programa, descobri muitas passagens importantes de nossa história que não são divulgadas e nem ensinadas na escola”, reconhece o estilista mineiro Ronaldo Fraga, anfitrião desta edição de Cidade Secreta, admirador e frequentador assíduo da cidade. “Somos dados à conspiração, o mineiro tem uma cultura forte, e essa característica pode ser vista também nas atividades artísticas, passando da moda às artes plásticas e música”, conclui.

Ouro Preto, que já foi considerada a cidade mais rica do mundo, foi também mais populosa que Nova York. Entre as demais curiosidades reveladas no programa, estão histórias como o desaparecimento, desde 1792, da cabeça decapitada do inconfidente mineiro Tiradentes; a misteriosa doença do mestre Aleijadinho e a trajetória do escravo Chico Rei, líder popular que se tornou rico a ponto de comprar sua alforria, a mina de ouro de seu ex-senhor, e a financiar a construção de igrejas.