A Rede Globo exibe neste domingo, dia 3 de janeiro, a primeira edição de 2010 da revista eletrônica Fantástico. A edição deste domingo, logo após o Domingão do Faustão, irá comemorar os dez anos do quadro Me Leva, Brasil e estrear novas séries.

A missão de Maurício Kubrusly era longa: fazer uma viagem de ônibus da cidade de Rio Grande (RS) até Fortaleza (CE). Foram cinco dias a bordo do veículo para a reportagem do "Fantástico". Mas a ideia de percorrer o país acabou se estendendo. "Durante o trajeto, me apaixonei pela oportunidade de contar a história de brasileiros que vivem fora dos grandes centros. A partir daí, desenhamos o projeto do quadro", diz o repórter, que, em 2010, comemora uma década à frente do "Me Leva, Brasil". Neste domingo, dia 03, o pograma vai exibir um especial com alguns dos melhores personagens destes dez anos de viagens.

Kubrusly revisita cidades e mostra o que aconteceu com antigos entrevistados. O jornalista reencontra, por exemplo, o "pão-duro" de Caicó, no Rio Grande do Norte. Para economizar, ele divide até palito de fósforo em dois! Kubrusly também voltou ao interior de Sergipe para rever um bode que gostava de acompanhar enterros. Lá, descobriu que o animal morreu há pouco tempo e foi homenageado com um monumento na cidade.

Estreias

O primeiro Fantástico do ano também traz duas estreias. No quadro "Quatro por Quatro", o telespectador acompanhará, em cinco domingos, a história do casal Jerônimo e Ana Carolina, de São Paulo. Ela ficou grávida de quadrigêmeos naturalmente – sem tratamentos. Nos dois primeiros episódios, as câmeras acompanharão a gestação e o nascimento dos bebês. Nos outros domingos, o programa vai ampliar a discussão e mostrar a vida de irmãos quadrigêmeos em diferentes regiões do Brasil. Um documentário da National Geographic complementa a série, revelando imagens do desenvolvimento de gêmeos no útero.

No mesmo dia, o Fantástico começa a exibir imagens impressionantes do documentário "Oceans of Plastic", produzido pela francesa Java Filmes. O filme acompanha a trajetória do plástico e mostra o mal que o material faz aos oceanos. Além de entrevistas com cientistas e pesquisadores, cenas chocantes comprovam os prejuízos ao meio ambiente. Entre elas, registros de focas e pássaros machucados. Uma pesquisa revela que de três mil aves analisadas, 95% apresentavam resíduos de plásticos. No Brasil, o repórter André Junqueira mostrará como o território brasileiro é afetado. No Espírito Santo, por exemplo, ele relata os danos do plástico e do lixo às tartarugas marinhas.