O canal de TV por assinatura GNT exibe na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro, a partir das 22h30, uma edição do programa Saia Justa que debaterá o preconceito com obesos.

O ponto de partida do programa é o livro "O Intolerável Peso da Feiúra", da pesquisadora Joana Vilhena Novaes, coordenadora do núcleo de doenças da beleza da PUC-Rio. A pesquisadora explica, no programa, que pessoas obesas têm menos acesso a empregos, lazer e sofrem discriminação. Segundo Joana, a questão é vista como um traço de caráter, já que gordura se tornou sinônimo de preguiça.

Na coluna de Lúcia Guimarães, uma pesquisa americana revela que gerações diferentes têm, de fato, comportamentos distintos, mas que dialogam através da música. E a grande unificadora é a tecnologia. O acesso online, além de ampliar geograficamente o consumo musical, derrubou barreiras cronológicas. E a qualidade preservada pela tecnologia também ocupa um importante papel neste cenário. No estúdio, as apresentadoras contam como formaram seus gostos musicais.

Para encerrar, o Saia Justa exibe trechos da entrevista de Maitê Proença com o primeiro-ministro do Butão, Lyongpo Jigme Thinley. Ele esteve no Brasil para a 5ª Conferência Internacional sobre Felicidade Interna Bruta, em novembro de 2009, em Foz do Iguaçu. O Butão ganhou projeção mundial ao criar o índice, que mede o bem-estar da população e define os rumos da nação.