O SBT estreia na próxima segunda-feira, dia 11 de janeiro, a partir das 22h, o polêmico reality show "Solitários". O experimento social único no país não dá direito nem a banho para os participantes que disputam o prêmio de 50 mil reais. O programa será exibido todas as segundas e quintas.

O Programa

Solitários é um experimento social único no qual 9 participantes disputam um prêmio de R$ 50 mil em barras de ouro. Criada em 2006 nos EUA, a atração tem, pela primeira vez, uma versão produzida na América do Sul.

Fechados em pequenas cabines individuais, totalmente isolados do mundo, sem controle sobre a própria vida e enfrentando desafios impostos por um computador, os participantes têm seus limites físicos e emocionais testados à exaustão.

A cada programa eles enfrentam uma Prova de Imunidade e uma Prova de Eliminação. Quem ganha a Prova de Imunidade fica livre da Prova de Eliminação e ainda recebe uma recompensa.

Eles nunca sabem, porém, os resultados uns dos outros e sempre são levados ao extremo cansaço, sem sequer saber se algum de seus adversários já desistiu. Fome, frio, calor, desconforto e precariedade colocam em xeque a sanidade mental das “pobres cobaias”.

A Vida em Solitários

A vida em Solitários é dura. Os participantes não têm direito a banho, têm suas horas de sono reduzidas e a alimentação, embora balanceada, é restrita. Nem nome eles têm. Val (mais sobre ela abaixo) só se refere a eles pelo número da cabine que ocupam.

Os convidados do programa nunca saem de suas cabines, a não ser quando eliminados. Cada cabine é equipada com um compartimento para depósito de refeições, uma pequena ante-sala e um banheiro químico.

No núcleo principal há dois botões: um verde e um vermelho. Para se comunicarem com a Val, os participantes devem pressionar o botão verde. E eles precisam da autorização dela para tudo. Já o botão vermelho tem a finalidade de encerrar o sofrimento deles, o que significa, em alguns casos, eliminá-los do programa.

Regras

A qualquer momento o participante pode abandonar o Solitários. Para isso basta pressionar o botão vermelho. Porém, aqueles que resistirem à pressão, serão submetidos a uma série de provas de resistência e concentração.

Provas de Imunidade sempre livram um participante da Prova de Eliminação. Além disso, o imune ainda ganha uma bela recompensa. Enquanto todos sofrem, por exemplo, em uma dura prova de resistência, o participante imunizado curte clima de praia em sua cabine.

As Provas de Eliminação são aplicadas para esvaziar uma cabine a cada episódio. São provas de resistência física às quais os participantes se submetem até seus corpos não aguentarem mais. Ao desistirem eles devem pressionar o botão vermelho. O primeiro a fazer isso durante a prova é eliminado do programa.

O problema é que, nem nas Provas de Imunidade, nem nas de Eliminação, um participante sabe do resultado do outro. Ou seja, ele pode estar resistindo há horas a um desafio enquanto o ocupante da outra cabine já pressionou o botão vermelho e já foi eliminado há algum tempo.

A Val

Val é um computador com inteligência própria e personalidade forte. Seu maior objetivo é testar os limites e aptidões humanos, descobrindo assim seus pontos fracos e fortes, o que causa sempre muita dor, angústia, medo e solidão.

Os participantes precisam de sua autorização para absolutamente tudo. Em Solitários, Val é a única companhia do ocupante da cabine. É só com ela que eles conversam e somente a ela devem obedecer se quiserem continuar fazendo parte do experimento.

* Com informações da assessoria de imprensa.