A TV Brasil exibe entre os dias 8 e 17 de fevereiro, sempre a partir das 19h30, a série "Nos Braços da Batucada". A atração mostra a história do carnaval no Brasil.

"Nosso bloco saúda os foliões, a imprensa falada, escrita e projetada". Com esta frase, pintada em toscos estandartes, os blocos de ruas, as ainda pequenas escolas de samba e os grupos formados pelas comunidades dos bairros – principalmente dos subúrbios – entravam e pediam passagem nas ruas do Rio de Janeiro e São Paulo. Isso acontecia na metade do século passado, durante o carnaval. Eram os precursores da grande festa de rua, que hoje toma conta das duas maiores cidades brasileiras.

Para contar essas histórias, a Trapiche Produções, responsável pelos dez documentários, buscou não apenas filmes, fotos e gravações do período , inclusive mostrando um Rio de Janeiro e uma São Paulo que muitos não conheceram, mas também depoimentos de sambistas, historiadores, músicos e carnavalescos. Entre eles estão Monarco, Sérgio Cabral, Dodô da Portela, Fernando Pamplona, Martinho da Vila, Cristina Buarque, Aluísio Machado, Zeca Pagodinho, Pedro Luís, João Roberto Kelly, Beth Carvalho e Neguinho da Beija Flor.