A TV Cultura exibe neste domingo, dia 18 de abril, a partir das 21h30, uma edição especial e inédita do programa "Entrelinhas" sobre os 50 anos de fundação da cidade de Brasília.

O programa viaja até o planalto central para ver como é a vida literária de Brasília e faz um passeio pela capital federal na companhia do matogrossense Nicolas Behr, um poeta da geração marginal que vive na cidade desde 1974. Ele e a repórter Letícia Costa vão até a livraria Sebinho para um bate papo com o jornalista Sério de Sá e os escritores Anderson Braga Horta e Luis Turiba, que tiveram como desafio responder a pergunta: Passado meio século da fundação da cidade, existe uma literatura brasiliense?

A atração conta um pouco da história da capital e mostra o que aconteceu por lá desde que o governo federal saiu do Rio de Janeiro e se mudou para a região central do Brasil. Uma cidade inteiramente planejada, fruto do projeto do então presidente Juscelino Kubitschek – realizado pelo urbanista Lúcio Costa, com o apoio de Oscar Niemeyer, o arquiteto das mais importantes edificações da cidade – e das ideias modernistas do início do século 20.

O Entrelinhas conversa ainda com o poeta Eudoro Augusto; faz leitura de trechos da célebre crônica sobre Brasília que Clarice Lispector escreveu em duas partes; mostra referências ao rock brasiliense de grupos como Legião Urbana e Plebe Rude; além de exibir sequências do filme Brasília, Contradições de uma Cidade Nova, do cineasta Joaquim Pedro de Andrade.