Olá, internautas

- Publicidade -

Já vivemos a expectativa para o início de uma nova década neste século XXI. As novelas continuam como carro-chefe da programação da TV brasileira. Segue a minha relação das 11 melhores desta década que se encerra nos próximos dias:

1 – A Vida da Gente

A autora Licia Manzo conseguiu, no decorrer dos capítulos, colocar a sua marca e imprimir sensibilidade aos dramas retratados. A dramaturga e o diretor Jayme Monjardim funcionaram em uma boa dupla. “A Vida da Gente” não foi uma novela arrastada. É um dos melhores  folhetins das seis já exibidos na Rede Globo. Destaques: Fernanda Vasconcellos, Marjorie Estiano, Nicette Bruno e Leonardo Medeiros.

2 – A Força do Querer

A novela demonstrou a força da Globo nos lares brasileiros. Sempre ressaltamos que Gloria Perez é a melhor autora de telenovelas do Brasil. E ela justificou o título com uma obra competente que envolveu o telespectador. Também é importante salientar a direção de Rogerio Gomes que trouxe um bom ritmo no desenvolvimento da história. Balanço final será “reprisado” ainda neste espaço.

3 – Ti Ti Ti  

O texto refinado de Maria Adelaide, a direção competente de Jorge Fernando e um elenco que se entregou na trama formaram o tripé do sucesso conquistado. “Ti-Ti-Ti” versão 2010-2011 fica, sem dúvida, entre as melhores novelas das sete dos últimos anos. Destaques: Isis Valverde (Marcela) e Caio Castro (Edgar), Claudia raia (Jaqueline Maldonado), Alexandre Borges (Jacques Leclair) e Murilo Benicio (Victor Valentim), André Arteche (Julinho) e Armando Babaioff (Thales), Clara Tiezzi (Mabi) e Lipe (David Lucas), Juliana Alves (Clotilde), Rony Pear (Otávio Reis) e Help (Beth Gofman).

4 – Os Dez Mandamentos

“Os Dez Mandamentos” marcou a programação da TV brasileira nesta década. A Record TV colheu bons frutos com a novela de Vivian de Oliveira com direção-geral de Alexandre Avancini. A trama teve a proeza de derrubar a hegemonia da TV Globo em pleno horário nobre com a dupla “Jornal Nacional-A Regra do Jogo”. “Os Dez Mandamentos” apresentou uma história bem produzida, dirigida e de fácil entendimento ao telespectador. Destaques: Sergio Marone, Adriana Garambone, Vera Zimmermann, Renato Livera, Petrônio Gontijo, Denise Del Vecchio, Larissa Maciel, Giuseppe Oristanio, Zécarlos Machado, Victor Pecoraro, Juliana Didone, Fernando Sampaio, Roger Gobeth e Paulo Gorgulho, Tammy di Calafiori e Roberta Santiago.

5 –  Cheias de Charme

Os autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira construíram uma novela com início, meio e fim. As histórias foram bem desenvolvidas. Uma obra que não passou ranço de cansaço. Destaques: Cláudia Abreu, Ricardo Tozzi, Tais Araújo, Isabelle Drummond e Humberto Carrão.

6 – Além do Tempo

A novela das seis, escrita por Elizabeth Jhin com direção geral de Pedro Vasconcelos e núcleo de Rogério Gomes, foi um grande acerto da TV Globo. A trama de Livia, Felipe e Melissa deixou saudade para muitos telespectadores. Destaques: Paolla Oliveira, Rafael Cardoso, Alinne Moraes, Irene Ravache, Felipe Camargo, Romulo Estrela e Inês Peixoto.

7 – Verdades Secretas

Verdades Secretas foi mais um sucesso da dupla Walcyr Carrasco e Mauro Mendonça Filho que havia alcançado sucesso com “Amor à Vida”. Destaques: Camila Queiroz, Rodrigo Lombardi, Drica Moraes, Grazi Massafera, Gabriel Leone, Rainer Cadete e Marieta Severo.

8 –  Salve Jorge

A trama de Gloria Perez enfrentou dificuldades no IBOPE e rejeição por parte dos telespectadores. A novela das nove da Rede Globo não veio para encantar o público. Essa não era a proposta, mas sim alertar sobre um assunto muito pouco divulgado nos meios de comunicação: o tráfico humano. Destaques: Giovanna Antonelli, Nanda Costa, Totia Meireles, Adriano Garib, Zezé Polessa, Dani Moreno, Antonio Calloni, Paloma Bernardi, Thammy Miranda, Tiago Abravanel e Carolina Dieckmann.

9 – Bom Sucesso

A novela das sete, escrita por Paulo Halm e Rosane Svartman, terminou com a missão cumprida. A trama, com direção artística de Luiz Henrique Rios e direção geral de Marcus Figueiredo, sobressaiu, principalmente na primeira metade da obra. A novela teve o mérito de incentivar o hábito da leitura no telespectador. Além disso, a diversidade étnica marcou o elenco. Destaques: Antonio Fagundes (Alberto), Romulo Estrela (Marcos), Fabiula Nascimento (Nana), Grazi Massafera (Paloma), Bruna Inocencio (Alice), Igor Fernandez (Luan) e Valentina Vieira (Sofia).

10 – Amor à Vida

A trama de Walcyr Carrasco com direção de Wolf Maya foi um “novelão” que teve como maior marca o avanço na abordagem da homossexualidade na mídia brasileira. Destaques: Mateus Solano, Elizabeth Savalla (Márcia Tetê), Tatá Werneck (Valdirene), Anderson Di Rizzi (Carlito), Antonio Fagundes (Cesar), Rainer Cadete (Rafael), Carol Castro (Silvia), Klara Castanho (Paulinha), Kiko Pissolato (Maciel) e Marcelo Argenta (Vanderlei “Coqueirão”) e Nathalia Timberg (Bernarda).

11 – Avenida Brasil

A novela de João Emanuel Carneiro é uma das obras marcantes da teledramaturgia brasileira com personagens inesquecíveis que habitam o imaginário afetivo dos telespectadores. Para muitos, Carminha é a vilã-mor das telenovelas desta década. Destaques: Adriana Esteves, Débora Falabella, Vera Holtz, Marcello Novaes, Juca de Oliveira, José de Abreu, Cacau Protasio e Claudia Missura, Juliano Cazarré, Isis Valverde e Mel Maia.

Fabio Maksymczuk

- Publicidade -