Em dezembro, o Viva traz uma programação especial de fim de ano para os assinantes do canal na segunda quinzena do mês. No dia 17 será exibido O Natal do Menino Imperador, às 22h, com a história de um idoso Pedro II (Sérgio Britto) recordando a melhor noite de Natal de sua vida. Para quem gosta de bons filmes, a Sessão Viva irá exibir longas com temática natalina: Mamãe Noel no dia 18, às 16h; no dia 24, o canal exibe Natal no Paraíso, às 13h, e Espírito Natalino, às 2h30; e Meu Presente de Natal no dia 25, às 16h.

Na semana do Natal, de 19 a 23 de dezembro, serão exibidos episódios especiais na Faixa de Humor, a partir de 20h30. No dia 24, às 22h, é a vez do especial Papai Noel Existe, conto de Natal que se passa no Saara, no centro do Rio de Janeiro, protagonizado por Regina Casé (Francis) e Rodrigo Santoro (Robson Luiz). Caça Talentos, Sítio do Picapau Amarelo, Sandy & Júnior e Escolinha do Professor Raimundo também terão seus especiais natalinos no dia 25 de dezembro, a partir das 10h.

Já na semana do Réveillon, de 26 a 30 de dezembro, o Viva apresenta quatro especiais na faixa de 23h15: O Dia Mais Quente do Ano, Memórias de um Sargento de Milícias, Uma Mulher Vestida de Sol e Chico e Amigos. Para quem gosta de Luciano Huck e Angélica, o casal também estará presente na programação do canal com seus especiais de final de ano no Caldeirão do Huck e Estrelas, respectivamente. E para encerrar a programação, no dia 31 às 22h, bem pertinho da virada, o Viva exibe o especial de fim de ano do Som Brasil.