No Globo Universidade do próximo sábado, dia 10 de dezembro, os telespectadores farão uma viagem a Los Angeles – cenário de grandes sucessos do cinema internacional como Grease, Uma linda mulher e Cantando na chuva, e onde também estão diversos parques temáticos, estúdios de cinema, museus e grandes casas de espetáculos. O episódio especial, gravado na segunda maior cidade dos Estados Unidos, vai mostrar o que Los Angeles oferece em termos de pesquisas e ensino universitário. Na visita à Universidade da Califórnia (UCLA), o repórter Paulo Mario Martins entrevista brasileiros que estudam e dão aulas no Centro de Estudos Brasileiros da Escola de Teatro, Filme e Televisão da instituição.

Com 40 mil alunos matriculados, sendo 17% de outros países, a UCLA tem um espaço dedicado à cultura brasileira. A equipe do Globo Universidade acompanhou uma sessão de cinema que exibe filmes brasileiros durante uma semana a cada mês. E acompanhou a palestra da brasileira, que foi ex-aluna de cinema da Universidade, Daniela de Carlo, uma das diretoras de Qualquer Gato Vira Lata. O interesse pela nossa cultura é tanto que o programa encontrou um americano apaixonado pela televisão brasileira. Eli Carter está estudando todo o trabalho do diretor Luiz Fernando Carvalho (diretor de Hoje é Dia de Maria, A Pedra do Reino e Afinal, O Que Pensam As Mulheres?, entre outros) para entender onde a linguagem do cinema se encontra com a da televisão.

O programa mostra também as histórias de Raquel Barreto – responsável por várias cadeiras de Figurinismo da Escola de Teatro da UCLA e professora no mestrado profissionalizante em Figurinismo (em inglês MFA in Costume Design) –, e de Débora Totton, aluna do mestrado em Cinema e Estudos de Mídia na Escola de Teatro, Filme e Televisão da UCLA. Já a carioca Mina Oliveira, entrevistada do quadro Eu Amo Meu Trabalho, comenta como ingressou na Escola de Teatro da UCLA e fala sobre seu trabalho atual, na edição de um filme em que participa como atriz e produtora executiva.

O Globo Universidade vai ao ar às 7h.