O canal de TV por assinatura Viva oferece a oportunidade de rever uma das minisséries de maior sucesso da história da televisão brasileira: O Tempo e o Vento, baseada na obra homônima de Érico Veríssimo e dirigida por Paulo José. A partir de 2 de janeiro, o assinante acompanhará a história de Bibiana, começando com as aventuras de sua avó e referência, Ana Terra, e seguindo ao longo de três gerações da família Terra Cambará, de 1680 até 1945. Bibiana é interpretada por três atrizes: Louise Cardoso e as saudosas grandes damas da TV e do teatro brasileiro Lilian Lemmertz e Lélia Abramo.

A trama começa com Bibiana já bem idosa, relembrando a história de sua família, ao olhar para a emblemática árvore que fica em frente à sua casa e que foi criada cenograficamente para envelhecer junto com a trama. A minissérie volta no tempo até a então jovem Ana Terra, personagem vivida por Glória Pires. A atriz conquistou o coração do público na época em que a minissérie estreou na TV Globo, ao contar a história de solidão e perseverança de uma mulher criando sozinha seu filho, em um universo dominado por homens.

Ao avançar no tempo, a história chega até a Bibiana jovem e apaixonada por capitão Rodrigo, vivido por Tarcísio Meira. Segue acompanhando a vida de Bibiana e de sua família, que acaba envolvida em disputas de terra e poder. Entremeada com cenas das belas paisagens do Rio Grande do Sul e lembrada pela excelência de sua reconstituição de época, “O Tempo e o Vento” é um marco da dramaturgia brasileira que o canal Viva traz de volta para quem viu e quer relembrar e para quem não viu e quer conhecer. Um jeito emocionante de saber um pouco mais sobre a História do Brasil.

“O Tempo e o Vento” estreia em 2 de janeiro e ocupará a faixa das 23h15. Com 25 capítulos, a trama é singular por ter quatro fases históricas distintas. E conta com um elenco formado por grandes nomes da dramaturgia brasileira. Além dos atores já citados, a minissérie traz Lima Duarte, Eloísa Mafalda, José Mayer e Carla Camurati, entre outros. E ainda José Lewgoy, Armando Bogus, Lilian Lemmertz e Mario Lago, que completaria cem anos em 2011.

O Tempo e o Vento
No ar de segunda a sexta, às 23h15
Horário alternativo: segunda a sexta, às 4h30