A partir da próxima semana, o Jornal Nacional traz uma mudança no seu quadro de apresentadores. Patrícia Poeta assume a bancada do telejornal ao lado de William Bonner, substituindo Fátima Bernardes, que passa a se dedicar a um novo projeto com estreia prevista para 2012. Na próxima segunda-feira, dia 5, Fátima Bernardes apresentará pela última vez o Jornal Nacional.

No final da edição especial do programa, Patrícia Poeta será chamada à bancada por Fátima e William Bonner, editor-chefe e apresentador. Além de assumir a apresentação do telejornal, Patrícia Poeta substituirá Fátima Bernardes como editora-executiva do Jornal Nacional. Ela contou que o convite foi uma surpresa e que está muito feliz com o novo desafio. “Estava totalmente concentrada em meus novos projetos para o Fantástico em 2012. Assumir o Fantástico, quase cinco anos atrás, já tinha sido um marco importante. Agora, fazer o Jornal Nacional, a partir dos próximos dias, significa o início de um capítulo totalmente novo da minha vida profissional", disse Patrícia.

“A empatia e o profissionalismo de Patrícia Poeta fazem com que ela reúna todas as qualidades para assumir a apresentação do nosso principal telejornal, ao lado do Bonner. O nome dela foi um consenso entre nós do Jornalismo”, explicou o diretor-geral de Jornalismo e Esporte da Rede Globo, Carlos Henrique Schroder. William Bonner destacou que Patrícia tem o perfil do telejornal: “O JN é um programa que faz parte da vida dos brasileiros há quatro décadas. Todas as mudanças por que passou nesse período foram em sintonia com o público. Por isso, o JN não muda – até porque o perfil da sucessora da Fátima está perfeitamente alinhado com as qualidades que se exigem de quem ocupa um lugar na bancada.”

Neste domingo, dia 4, Patrícia vai apresentar o Fantástico normalmente. A passagem de bastão acontecerá no domingo seguinte, dia 11. Patrícia Poeta e Zeca Camargo darão as boas vindas à jornalista Renata Ceribelli, que já apresenta ocasionalmente o programa. “Estou muito feliz com o convite e o desafio que tenho pela frente”, disse Renata. Para ela, o fato de já estar na equipe há 12 anos contribuiu para a escolha da emissora: “Sou repórter, editora e entrevistadora. Assumir o posto de apresentadora oficial exige uma visão e uma participação maior em todas as etapas do programa. Talvez essa minha longa vivência do programa tenha influenciado na escolha.”

Após quase 14 anos, Fátima Bernardes deixa o Jornal Nacional para realizar um novo sonho. A jornalista já trabalha em um novo programa, que foi aprovado pelo diretor-geral da Rede Globo, Octávio Floribal, e tem estreia prevista para 2012. “O que eu posso adiantar é que eu continuarei com funções jornalísticas. Esse programa não é parecido com nenhum outro que está no ar. É um sonho antigo que eu vinha amadurecendo. Este ano, em abril, entreguei um resumo do que eu queria fazer e fiquei muito feliz quando soube que o projeto foi aprovado”, contou Fátima.

Schroder disse que a mudança, motivada pelo projeto de Fátima, mostra a evolução de três profissionais de talento da Rede Globo. “Este é um processo normal de evolução e renovação do jornalismo da Globo. As três construíram carreiras sólidas aqui na TV e chegaram aonde chegaram por mérito. Com certeza, terão grande sucesso em suas novas funções. A proposta de Fátima realmente é excelente e ela conta com uma sucessora como Patricia Poeta, uma jornalista cujo talento é reconhecido pelos brasileiros. Ao mesmo tempo, Renata Ceribelli já é tão integrada ao Fantástico que a sua escolha é mais do que natural. Com esses ingredientes, tomar a decisão de mudar não foi difícil”, afirmou o diretor.