A Band se prepara mais uma vez para a transmissão de um de seus eventos anuais mais importantes, o Carnaval. Neste ano, mais de 500 profissionais fazem parte de uma grande cobertura, que vai da noite de sexta-feira, 17, até a madrugada da quarta-feira de cinzas, dia 22. Programas especiais sobre o universo da folia estão sendo exibidos nos sábados que antecedem o Carnaval.

Adriane Galisteu, Betinho, Otávio Mesquita, Nadja Haddad, Rita Batista, Érico Aires, Nivaldo Prieto, Débora Villalba, Luciano do Valle, Eduardo Moura e Flávia do Valle estão escalados para comandar os cinco dias da maior festa popular do Brasil.

Serão mais de 50 horas de folia na tela da Band. Em Salvador, as transmissões têm início à noite no Circuito Barra/Ondina, onde a emissora possui um mega camarote para 36 mil pessoas, o Planeta Band.

Em Pernambuco, Recife e Olinda são as estrelas principais da festa com seus bonecos folclóricos e milhões de foliões, que se divertem ao ritmo do frevo e de ícones da Música Popular Brasileira.

A diretora geral do evento, Katia Gardin, revela mais detalhes sobre o esquema de transmissão da emissora. “Neste ano, a exemplo de todos os outros, o Band Folia traz mais uma inovação: o áudio dos trios elétricos chegará em formato digital na casa dos telespectadores. Em 2011, mudamos o percurso do circuito em Salvador, levando para Barra/Ondina uma apoteose de peso. Os artistas se prepararam muito para chegar no final do circuito com força total e, neste ano, grandes surpresas já estão sendo programadas. Em Recife, a transmissão do Galo da Madrugada será feita com 15 cameras HD e um helicóptero. O estúdio de Olinda também foi totalmente remodelado e ampliado. O telespectador vai perceber, sem dúvida, mais um avanço na tela da TV”, conclui a diretora.

BAHIA

A emissora sempre foi pioneira na transmissão da festa do Carnaval baiano e, desde o ano passado, o mega camarote Planeta Band, montado no final do circuito Barra/Ondina, traz uma nova cara ao carnaval de Salvador. O espaço abriga o estúdio da Band e da Band FM, em uma localização estratégica que permite importantes ganhos de qualidade e inovações à transmissão da festa. “Neste ano, a Band vai mais uma vez fazer um grande carnaval e mostrar para quem está em casa o melhor da maior festa popular do Brasil”, diz Betinho, locutor da Band FM e tradicional apresentador da festa.

O Planeta Band permite maior integração com os trios e artistas da música baiana em 8 mil m² de área, com capacidade para 6 mil pessoas por noite de folia. O espaço conta com 20 ambientes diferentes para receber convidados, VIPs, artistas e todo o elenco da emissora.

Vinte câmeras HD estarão ligadas na movimentação dos camarotes e na passagem dos trios elétricos e o Band.com, portal da emissora, transmitirá também na Internet a festa do carnaval baiano. Todas as imagens captadas formarão um material exclusivo, que vai registrar minuto a minuto a movimentação nas ruas e no camarote em Salvador.

O grande homenageado no carnaval da Bahia é o escritor Jorge Amado, que completaria 100 anos em 2012, se estivesse vivo. A festa começa na sexta, 17/02, com a cantora Daniela Mercury, em Salvador, abrindo oficialmente a transmissão, ao vivo, direto da passarela da Band.

Nos demais dias, a cobertura da Band começa à tarde, com Rita Batista e Érico Aires à frente da festa em Campo Grande. À noite, Adriane Galisteu e Betinho (Band FM) estarão juntos no estúdio em Ondina, com participações de convidados e artistas da Bahia. “Estou super ansiosa e feliz de fazer parte, pela primeira vez, da grande transmissão do carnaval da Bahia. Tenho certeza que será uma festa sensacional”, revela Adriane Galisteu, que trocou o Rio de Janeiro pela Bahia e estreia no comando da folia este ano.

No camarote, Otávio Mesquita estará de olho em toda a movimentação dos VIPS e celebridades, em matérias especiais e flashes ao vivo. As reportagens ficarão a cargo de Sandro Gama, Fabio Lacerda, Mônica Apor, Vinícius Gomez, Juliana Guimarães, Maira Portela e Luana Monalisa.

Troféu Band Folia 2012

O Troféu Band Folia é um dos prêmios mais respeitados e aguardados do carnaval de Salvador. Neste ano, nove jurados técnicos (jornalistas, compositores, produtores musicais, radialistas e músicos especialistas em Axé Music) indicam os concorrentes em cada uma das seis categorias do prêmio: canção; cantor; cantora; grupo de pagode, revelação e bloco de rua.

O público também poderá votar pelo site www.band.com.br , que transmitirá o toda a folia ao vivo. A soma de todos os votos determina os vencedores do troféu, entregue na terça-feira de carnaval.

PERNAMBUCO

A Band mostra com exclusividade a festa do Carnaval pernambucano em Recife e Olinda, que homenageia neste ano o cantor Alceu Valença. Serão vinte e seis câmeras HD espalhadas em ambas cidades e em dois estúdios – no Recife Antigo e em Olinda – mostrando toda a beleza de uma folia que combina história, muita música e é a marca registrada da cultura de Pernambuco.

As transmissões em Olinda tem início à tarde sob o comando de Débora Villalba e Eduardo Moura. À noite, no Recife Antigo, diretamente do estúdio montado no Marco Zero, Nadja Haddad e Nivaldo Prieto mostram todos os detalhes da grande festa da capital pernambucana. “Pernambuco e Band tem uma ligação especial e a cada ano a transmissão do carnaval se supera visivelmente” diz Nadja, apresentadora do VideoNews.

À partir das 13h do sábado 18/02, a Band mostra também com exclusividade a festa do Galo da Madrugada, um dos grandes destaques do carnaval pernambucano, que leva milhões de pessoas às ruas de Recife. Neste ano, o homenageado é o rei do baião, Luiz Gonzaga e o apresentador Luciano do Valle comanda a ancoragem da folia, mostrando todos os detalhes do maior bloco carnavalesco do mundo.

A transmissão do carnaval de Pernambuco terá reportagens de Ricardo Neves, Rodrigo Leitão, Beto Café e Mona Lisa Duperron.

Programas Especiais

Antes da folia, a Band esquenta os tamborins e abre espaço para uma sequência de programas especiais sobre o universo do Carnaval, que vêm sendo transmitidos sempre aos sábados, às 21h20. Próximos programas:

Especial Salvador (4 de fevereiro, 21h20) – grandes estrelas do carnaval baiano em entrevistas exclusivas, falando da carreira, dos planos para 2012, da importância do Carnaval e do que representa pra um artista subir no trio e ganhar a avenida. O especial conta com a presença de estrelas como Daniela Mercury, Claudia Leitte, Netinho, Xanddy, Margareth Menezes, Durval Lelis, Saulo, Denny (Timbalada), Carlinhos Brown, Bell Marques, Moraes Moreira e Pepeu Gomes.

Especial Pernambuco (11 de fevereiro, 21h20) – todos os ritmos do carnaval Pernambucano. As diferenças entre o Maracatu Rural e o Maracatu Nação, o baião de um xaxado e os diversos tipos de frevo. Participações especiais de Antônio Nóbrega, Elba Ramalho, Banda Calypso, Maestro Forró, Naná Vasconcelos e Acymar Monteiro.

Band.com – pelo portal (www.band.com.br/bandfolia), os foliões poderão enviar comentários sobre o carnaval em tempo real, acessando ainda dicas de viagens, serviços e galerias de fotos. Além disso, o Band.com vai publicar as melhores fotos dos internautas de todo o país e transmitir ao vivo e em tempo real tudo o que acontece nos circuitos da folia de Recife, Olinda e Salvador.