O Matéria de Capa, programa jornalístico apresentado por Aldo Quiroga, exibe um especial inédito sobre eleições americanas, neste domingo (12), a partir das 19h, na TV Cultura. A campanha eleitoral americana está efervescente e os pré-candidatos gastam milhões de dólares em anúncios na TV para destruir os rivais ou para demonizar o presidente Barack Obama. Enquanto isso, alguns dos mais de 300 candidatos independentes dão à disputa um ar que às vezes pode beirar a comédia. Um deles, por exemplo, fala em apocalipse e defende a doação de um cavalo para cada cidadão americano, a fim de reduzir os gastos com petróleo.

Há ainda um candidato a presidente que afirma não se preocupar com os pobres e que gostaria de mandar o adversário para o espaço; esqueletos saem do armário com a revelação de histórias sobre amantes e jóias caríssimas; e até a viagem de um cachorro que viajou dentro de sua casinha presa ao teto do carro de um dos candidatos virou tema de debates.

Para falar sobre o lado sério e também excêntrico da disputa o Matéria de Capa conta com as participações de Paulo Sotero (diretor do Instituto de Estudos il-Wilson Center, de Washington), Rubens Barbosa (diretor do departamento de Comércio Exterior da Fiesp e ex-embaixador em Washington), além do casal Gene e June Davies, apresentadores de um programa de rádio em Dallas, no Texas.