No próximo dia 6 de fevereiro, o canal Viva reestreia em homenagem a Jorge Amado, a minissérie "Dona Flor e seus dois maridos"; mas já programou a próxima atração da faixa para o mês de março: "Os Maias". A partir do dia 06 de março, às 23h15, estreia a co-produção entre Brasil e Portugal, adaptada do romance homônimo de Eça de Queiroz, escrita por Maria Adelaide Amaral, João Emanuel Carneiro e Vincent Villari e dirigida por Emílio di Biasi e Del Rangel.

A trama se inicia com Pedro da Maia (Leonardo Vieira), filho do patriarca e viúvo Dom Afonso da Maia (Walmor Chagas), que vive enclausurado em sua melancolia. Inseguro, Pedro conhece a felicidade ao se apaixonar pela Bela Maria Monforte (Simone Spoladore). Este romance, porém, é rejeitado por Afonso por conta do passado nebuloso do pai da moça. Apesar do desgosto de Afonso, Pedro se casa com Maria, tem dois filhos, Carlos Eduardo (Fábio Assunção) e Maria Eduarda (Ana Paula Arósio). Mas um acidente vai transformar a vida do casal. Durante uma caçada, Pedro fere acidentalmente o Príncipe italiano Tancredo (Fábio Fulco) e o convida para se recuperar em sua casa. Maria Monforte se apaixona por aquele homem e resolve fugir com ele, levando consigo a filha e deixando o pequeno Carlos aos cuidados do pai. Este retorna à casa paterna, mas não agüenta o desespero e acaba por se suicidar. Dom Afonso decide criar o neto de acordo com suas convicções.


Ana Paula Arósio e Fabio Assunção em "Os Maias"
Divulgação/Rede Globo

Na segunda fase, Carlos vai estudar Medicina na Universidade de Coimbra. Lá ele tem suas primeiras experiências amorosas e conhece aqueles que farão parte do seu círculo de amizades. Recém-chegada a Lisboa, acompanhada da filha e do marido Castro Gomes (Paulo Betti), a Bela Maria Eduarda encanta o jovem médico Carlos. Seu passado, sua origem, tudo é um mistério. Não gosta de Castro Gomes, mas não consegue se separar dele por vários motivos: a pressão que ele exerce, o temor pelo destino da filha e até mesmo uma certa gratidão por ele tê-la ajudado em determinado momento de sua vida. Quando conhece Carlos e se apaixona por ele, hesita diante do novo e inebriante sentimento, mas acaba rendendo-se a ele, dando início a uma paixão que não tende a ter um final feliz.
Contra esse romance, está Dom Afonso da Maia, que teme pelo futuro do neto, receoso de que esse envolvimento amoroso tenha o mesmo fim trágico que o de seu filho Pedro.

Protagonizada por Fábio Assunção, Ana Paula Arósio e Walmor Chagas, "Os Maias" foi exibida originalmente pela Rede Globo, em 2001. Em 44 capítulos, ainda tem no elenco nomes como Selton Mello, Stênio Garcia, Osmar Prado, Matheus Nachtergaele, Maria Luísa Mendonça, Eliane Giardini, Antônio Calloni, dentre outros.

Saiba mais:
Viva reestreia "Tarcísio e Glória"
Viva conquista 100 mil fãs no Facebook e comemora com lançamento de álbum virtual de figurinhas