Em comemoração à carreira de Roberto Gómez Bolaños, a Televisa se úne a 16 países e realiza o grande evento "America Celebra a Chespirito", que será gravado no dia 29 de fevereiro e exibido para todos os países envolvidos no dia 11 de março. Uma grande homenagem em várias etapas, que tem como objetivo ressaltar ainda mais o grande talento do intérprete e criador de tantas personagens: Roberto Gómez Bolaños. O SBT e o Programa do Ratinho participam ativamente da grande homenagem por meio de dois concursos, confira:

Nesta quarta-feira (8), ao vivo, o apresentador Ratinho realiza um concurso para encontrar o brasileiro que sabe mais sobre a história de Roberto Gomèz Bolaños e as personagens do seriado. A dinâmica é um jogo de perguntas e respostas sobre a série mais famosa da América Latina e seu criador. Quatro participantes disputam uma vaga para ir ao México no dia 29 de fevereiro e participar de um Quiz na presença do "Chaves" e concorrer a US$ 50 mil.

Nesta quinta-feira (9), Ratinho recebe no palco três fãs que fazem a arte do cosplay, ou seja, que imitam seus personagens favoritos do seriado "Chaves". Os fãs passam por um teste de vídeo interpretando uma cena do personagem escolhido. Um deles vai ser selecionado para ir ao México e gravar no dia 29 de fevereiro uma grande esquete da vila do Chaves para ser transmitida por toda a América Latina e concorrer a US$ 10 mil.