Neste domingo, dia 1º de março, às 7h30, o SBT estreia “Brasil Caminhoneiro”. Com uma linha editorial inteiramente orientada aos motoristas profissionais e transportadores, o programa ocupa espaço único na TV brasileira e se consolidou como o melhor do segmento.

Focado na prestação de serviços, o programa tem como pilares básicos: responsabilidade social e segurança nas estradas. Além de fazer reportagens especiais exclusivas por todo o País, mostrando as mais diversas aplicações de caminhões no desenvolvimento econômico do País, a atração também discute todo universo que envolve transporte, logística e transportadores.

Desenvolvido pelo Grupo Cobram, o programa foi idealizado por um time de jornalistas com mais de duas décadas de experiência no setor. O programa estreou no dia 14 de maio de 1995, um domingo Dia das Mães, exatamente no SBT onde, agora, 15 anos depois, volta para mais uma longa trajetória de sucesso.
Além de ser um dos mais eficientes canais de comunicação com caminhoneiros e transportadores, o programa, com duração de 30 minutos, também assume seu compromisso social e dedica um de seus blocos para promover ações de conscientização junto à toda cadeia produtiva do transporte. Dentre estas ações sociais destacam-se os projetos "Siga Bem Criança" e "Siga Bem Mulher" que têm por objetivo a conscientização dos caminhoneiros sobre a importância de se envolver e participar ativamente das ações que buscam proteger e valorizar crianças e adolescentes, bem como, sobre a Lei Maria da Penha que trata dos direitos das mulheres.

O programa “Brasil Caminhoneiro” tem como diretor de redação Murilo Carvalho, jornalista com mais de 30 anos de experiência tanto no setor de transporte como no setor agrícola. A editora é Suzana Penner, jornalista com vasta experiência em televisão, e a subeditora é Juliana Nogueira, com anos de experiência no setor. Já o apresentador Alberico Sobreira desfruta de grande empatia entre os caminhoneiros e o repórter de campo, Fernando Richetti, que tem a verve de falar a mesma língua dos profissionais da estrada.

E no programa de estreia, um balanço dos 17 anos de programa, com análise das mudanças que aconteceram no Brasil em relação ao transporte de carga nesse período. O telespectador vai ver ainda uma viagem pelo Mato Grosso do Sul, e o lançamento da Caravana “Siga Bem” na Fundação Maria Luiz e Oscar Americano, com a presença de empresários e executivos do setor de transportes.