Nosso universo existe há cerca de 13.7 bilhões de anos e abriga em torno de 100 bilhões de galáxias, cada uma com centenas de bilhões de estrelas. Ou seja, estamos imersos em um contexto tão vasto e complexo que é quase impossível tentar entendê-lo em sua totalidade. O Discovery HD Theater leva o telespectador a uma viagem pelo cosmos e por algumas das infinitas variáveis que compõem nosso “lar” com a estreia de Maravilhas do Universo, no domingo, 25 de março, às 22h.

Dividida em quatro episódios, a série mostra a ciência que não acontece nos laboratórios e busca respostas a partir de fenômenos que ocorrem no planeta Terra, influenciados por este contexto universal. Das planícies africanas aos picos cobertos de neve do Canadá, a série revela como luz, gravidade, tempo, matéria e energia são consequências de tudo que existe ao nosso redor.

A série é apresentada pelo físico Brian Cox, cujo trabalho tem como premissa transformar conceitos científicos e astronômicos em assuntos interessantes e de fácil para leigos.

Confira abaixo a sinopse dos episódios:

Episódio 1: O destino
Estreia: 25 de março, às 22h

Este episódio procura entender a natureza do tempo e seu papel na criação do universo e da espécie humana. Brian explora os ciclos de tempo que definem as nossas experiências de vida na Terra e descobre que o tempo não se caracteriza pela repetição, mas sim por uma mudança irreversível. À medida que observamos o cosmos podemos ver de que forma a evolução do universo avança.

Episódio 2: A rainha do cosmos
Estreia: 1º de abril, às 22h

A gravidade nos parece uma coisa tão familiar – e, no entanto, é uma das forças mais enigmáticas e surpreendentes do universo. Começando com um voo com gravidade zero, Brian Cox explica como é imenso o efeito que essa força exerce sobre mundo que nos rodeia. Cox também irá se submeter ao poder de uma máquina centrífuga para explicar como é que a gravidade adquire sua imensa força, antes de examinar o papel que ela desempenha no fenômeno mais extraordinário do universo: uma estrela neutron.

Episódio 3: Pó Estelar
Estreia: 8 de abril, às 22h

Neste episódio, Brian Cox vai à procura da essência da humanidade. Iniciando sua jornada aqui na Terra, ele revela a maneira como as nossas origens se entrelaçam ao ciclo de vida das estrelas. Depois ele explica que cada átomo que forma o mundo que nos rodeia foi, anteriormente, parte de alguma outra coisa. O nosso mundo é formado por 92 elementos que são os mesmos 92 elementos encontrados em todo o universo.

Episódio 4:A chave de tudo
Estreia: 15 de abril, às 22h

No último episódio, Brian Cox viaja do Burgess Shale, jazida de fósseis localizada nas imediações de Burgess, no Canadá, até as areias do deserto mais antigo do mundo para comprovar a que ponto a luz contém a chave para entendermos o universo e nossa própria origem. Para isso, Brian analisa as propriedades da luz e o espectro do arco-íris – neles estão informações que nos permitem entender a história e a evolução do nosso universo.