A energia é a força que move praticamente todas as coisas em nosso planeta: da economia às mudanças climáticas, da política global à segurança nacional. Os temas relacionados à produção e ao consumo de energia têm cada vez mais relevância na atualidade – essa busca intensa por fontes novas e alternativas que abasteçam o planeta das gerações futuras é documentada pela série A ENERGIA DO FUTURO, que o Discovery Science apresenta na partir de sexta-feira, 6 de abril, às 21h.

Apresentada pelo Dr. M. Sanjayan, o principal cientista e porta-voz oficial da organização The Nature Conservancy, a produção percorre mais de trinta lugares ao redor do mundo para entrevistar as pessoas que estão à frente desse processo de transição: da plataforma de petróleo no Golfo de México ao Canadá, Washington e China.

Em seus quatro episódios, A ENERGIA DO FUTURO mostrará possíveis fontes de geração de energia bem como trabalhos pioneiros que têm como objetivo a produção limpa, ilimitada e segura. O programa procura ainda motivar os telespectadores a agirem diante de suas próprias necessidades em matéria de energia.

Episódio 1: Planeta energia
Estreia: 6 de abril, às 21h

Partindo da plataforma de petróleo do Golfo de México, o Dr. Sanjayan examina a abundância de combustíveis disponível na Terra – de células microscópicas às arvores mais altas, o nosso planeta contém energia natural para suprir todas as necessidades energéticas dos seus habitantes. Mesmo assim, o homem não sabe usá-la. Quais as lições que podemos tirar da criação do mundo natural, para aplicá-las na geração de novas fontes de energia?

Episódio 2: Oferta e demanda
Estreia: 13 de abril, às 21h

Somos bombardeados diariamente por mensagens contraditórias sobre fontes de energia. Este episódio deixa de lado interesses políticos para se ocupar apenas de estatísticas. Quantas pessoas habitarão o planeta em 2050, e quanta energia será preciso para sustentá-las? O que acontecerá se continuarmos a crescer e a consumir energia no ritmo atual? Ainda que já se saiba que o homem consome quantidades de energia enormes, até que a cifra exata seja determinada, será impossível compreender quanta energia é realmente desperdiçada no planeta.

Episódio 3: A revolução energética
Estreia: 20 de abril, às 21h

O Dr. Sanjayan mostra mudança de mentalidade sobre o uso da energia. Existem fortes razões e motivações para desenvolvermos soluções; entre elas, a segurança das nações, a economia, e, claro, a saúde do planeta. A humanidade está em busca de uma nova nova revolução industrial – o que evidentemente exige toda a criatividade possível. Este episódio estuda as mais avançadas tecnologias que poderão finalmente romper nossa dependência por combustíveis fósseis.

Episódio 4: Mudanças
Estreia: 27 de abril, às 21h

Em tempos de mudanças radicais, os personagens e empresas mais improváveis estão liderando a procura por novas fontes de energia. A Marinha dos Estados Unidos, a China e inclusive o que se costuma classificar de ´pessoas comuns´ estão trabalhando para reduzir o impacto ambiental e dar impulso a uma nova economia. Entretanto, ainda que os EUA liderem a criação e desenvolvimento de tecnologias que nos permitam acabar com a dependência dos combustíveis fósseis, o país tem maior capacidade de entregá-las a outros países do que de utilizá-las em seu próprio território.