O cinema irlandês está em ascensão desde o final dos anos 90, quando se desenvolveu graças à ajuda do governo, interessado em uma nova onda de jovens cineastas. The Shore, de Terry George e Oorlagh George, ganhador do Oscar de melhor curta-metragem em 2012, está aí para provar isso.

Em homenagem à produção cinematográfica da Irlanda, o Eurochannel apresenta a Edição Especial de Eurocurtas dedicada ao país, no dia 12/3, segunda-feira, às 21h. Veja a programação completa abaixo:

Agência de Separações (Separations Agency, Irlanda, 2009)
Elenco: Oddie Braddell, Vincent Fegan, John McGlynn, Richard Boyle
Diretor: Shane Martin
Gênero: drama
Sinopse: Rob acorda uma manhã para descobrir que sua namorada o abandou e recebe a notícia da forma mais estranha possível.

O Senhor Foley (Mr. Foley, Irlanda, 2009)
Elenco: Mark Doherty, Paraic Breathnach, Paul Connaughton, Louise Lenihan
Diretor: Patryk Veja
Gênero: comédia
Sinopse: O senhor Foley acorda em um hospital e percebe que está obcecado por estranhos efeitos sonoros.

Cadeiras (Chairs, Irlanda, 2009)
Elenco: Niall Donnelly, Alison Doyle, Rory Musgrave
Diretor: Pete Moles
Gênero: musical
Sinopse: Durante o final televisionado de uma competição internacional de cadeiras musicais, dois concorrentes que estavam à procura de uma cadeira livre acabaram encontrando o amor. Mas, o que acontece quando a música para?

O Homem de Circo (Circus Man, Irlanda, 2009)
Elenco: Oddie Tom Snr, Gertie, David, Stephanie, Tom Jr e Jamie Duffy
Diretor: Jill Beardsworth , Keith Walsh
Gênero: documentário
Sinopse: Tom Duffy tem viajado pelas estradas da Irlanda com o circo de sua família desde o dia em que nasceu. Assim como os seus antepassados o faziam desde 1827. Enquanto Tom viaja pelas estradas, o filme percorre suas memórias mais profundas e escuras.

A balada do menino Kanturk (The ballad of kid Kanturk, Irlanda, 2009)
Elenco: Mikel Murfi, Eileen Walsh, Mark Doherty
Diretor: John Butler
Gênero: comédia
Sinopse: Trata-se de um triângulo amoroso. Em um canto está Slim, representando o último campeão dos valores tradicionais e decentes. No outro canto, está o menino, um estranho amoral que sobe ao palco para lutar pelo coração de sua esposa, Mona. Observando essa batalha campal musical, estão um par de europeus misteriosos com sua própria agenda sinistra.