Comoventes depoimentos de pilotos do Brasil, Argentina e México que participaram do confronto entre as potências Aliadas e os inimigos do Eixo, fazem parte do documentário "Esquadrões de Honra: Latino-americanos na 2ª Guerra Mundial", conduzido por João Barone, integrante da banda Paralamas do Sucesso, produção original que o History exibe no dia 11 de março, domingo, às 16h.

Com material de vídeo inédito e gravações realizadas em diferentes locações do Continente, o especial do History narra, como nunca antes, as grandes batalhas em que os esquadrões latino-americanos estiveram envolvidos. Além das animações em CGI, foram realizadas imagens aéreas com aviões iguais aos da época e com trajes originais, no formato de reconstituição. No especial, experts em aviação, historiadores e protagonistas do conflito oferecem uma visão íntima, profunda e detalhada das perigosas missões aéreas que tiveram a participação destes heróis.

Ainda que a Segunda Guerra Mundial não tenha se desenvolvido propriamente na América Latina, voluntários de vários países da região saíram para lutar junto aos Aliados. É pouco conhecida a história de três esquadrões formados por latino-americanos que participaram no conflito e estão retratados no programa: o Senta a Púa do Brasil, o Firmes Volamos da Argentina e o Águilas Aztecas do México, que lutaram no Norte da Itália, no Atlântico Norte e nas Filipinas, enfrentando kamikazes, participando do decisivo Dia D e colaborando com a reconquista do continente Europeu.