Nesta sexta-feira, dia 9, o novo Globo News Literatura abre a temporada 2012 com uma entrevista exclusiva com o escritor Luis Fernando Veríssimo. O programa de literatura da Globo News, apresentado pelo jornalista e escritor Edney Silvestre, traz novidades no formato e passa a ser uma revista semanal com reportagens, cobertura de eventos literários, grandes entrevistas e novas colunas e seções.

Na estreia, Luis Fernando Veríssimo revela ao repórter Claufe Rodrigues que paradoxalmente nunca conversou sobre literatura com seu pai, o consagrado Erico Veríssimo, e que essa foi uma das causas para ele ter começado a escrever tão tarde. Veríssimo comenta sobre a grande quantidade de textos que circulam pela internet atribuídos a ele e diz que se considera velho demais para acompanhar as inovações tecnológicas. Por isso, nem um telefone celular ele tem. O escritor fala ainda sobre sua paixão por viagens e conta que gostou bastante de fazer televisão na época da série ‘Comédia da Vida Privada’. Conhecido por seu comportamento introspectivo, Veríssimo nega que seja uma pessoa calada. “Não sou eu que falo pouco, os outros é que falam muito”, argumenta.

Na primeira edição de ‘Livro, Câmera e Ação’, coluna que trata de obras literárias que foram adaptadas para o cinema, o tema da reportagem é o livro “A invenção de Hugo Cabret”, de Brian Selznick. A obra deu origem ao premiado filme homônimo, que ganhou cinco estatuetas do Oscar, e que está em cartaz em todo o Brasil.

O novo ‘Globo News Literatura’ traz a opinião de personalidades e pessoas ligadas ao mundo das letras sobre os livros que merecem atenção especial do telespectador. Nesta sexta, a atriz – e também escritora – Dira Paes dá suas dicas de leitura. E a Presidente do Sindicato Nacional das Editoras de Livros, Sonia Jardim, comenta o sucesso da literatura juvenil no Brasil.

Os correspondentes Marcos Uchoa, direto de Paris; Renato Machado, de Londres, e Ariel Palacios, de Buenos Aires, trazem as notícias mais importantes da literatura internacional e comentam os livros que tratam de assuntos relacionados aos países onde eles trabalham.

Entre as novidades do programa está ainda o quadro ‘Raiz da Palavra’, que desvenda a origem de palavras e expressões da língua portuguesa. E uma seção que apresenta os lançamentos do mercado literário e um ranking com os livros mais vendidos da semana.

O ‘Globo News Literatura’ vai ao ar às sextas-feiras, a partir das 21h30.