A "Seleção Brasileira", sessão dedicada a filmes brasileiros recentes do Canal Brasil, traz entre os filmes de destaques de maio como "As Doze Estrelas", "Simples Mortais" e "Bufo & Spallanzani".

O "Filme do Mês" de maio é "As Doze Estrelas" (dia 28 de maio, às 22h), produção de 2010 de Luiz Alberto Pereira. Herculano Fontes (Leonardo Brício) é um astrólogo renomado, extremamente solitário e fragilizado emocionalmente. Órfão desde cedo, nunca se casou e vive sob os cuidados da empregada Berenice (Claudia Mello). Certo dia, o "destino" em pessoa (Paulo Betti) bate à sua porta com aviso importante: em breve, ele deverá enfrentar uma missão tão difícil quanto relevante. O mistério é logo esclarecido por meio de um contato profissional: Herculano é requisitado pelo canal de televisão de maior prestígio como consultor da autora Eva Maria (Débora Duboc). Seu trabalho é recrutar 12 atrizes, cada uma representando um signo do zodíaco, compondo assim o elenco de As Doze Estrelas, próxima novela do horário nobre. A tarefa é analisar as possíveis protagonistas do folhetim, percebendo de que forma elas convergem suas energias em nome do esperado sucesso da obra. Os 12 papéis femininos são interpretados por Adriana Alves, Leona Cavalli, Carla Regina, Francisca Queiroz, Gabrielle Lopez, Martha Meola, Mylla Christie, Paula Franco, Lívia Guerra, Djin Sganzerla, Silvia Lourenço e Rosanne Mulholland.


Leonardo Brício em "As Doze Estrelas"
Divulgação/Canal Brasil

No inédito "Simples Mortais" (dia 07 de maio, às 22h), de Mauro Giuntini estreia na direção de um longa-metragem abordando o drama de quem persegue sonhos que já não fazem mais sentido na cidade de Brasília. Amadeu (Chico Sant’Anna) é um funcionário público que toca teclado em churrascarias e bares a fim de complementar a renda. Viúvo precoce, há muito tempo desistiu da carreira artística para criar sozinho o filho Kadu (Eduardo Moraes), cuja aspiração é ser músico, a contragosto do pai. Já, Jonas (Leonardo Medeiros), escritor frustrado por não conseguir terminar o romance ao qual se dedica há tempos, sustenta um matrimônio protocolar com Kátia (Alice Stefânia), mulher pragmática que, diante da baixa participação financeira do marido, carrega o lar nas costas. A monotonia da rotina o leva a buscar aventuras em sites e revistas pornôs. Mergulhado numa crise criativa, encontra inspiração na aluna Yara (Tatiana Muniz). A jovem apaixonada por poesia faz com que Jonas passe a desejá-la sexualmente. Enquanto, Diana (Narciza Leão), apresentadora de telejornal que sempre colocou a realização profissional em primeiro plano. O casamento entra em crise quando ela não consegue engravidar do companheiro, o ator de teatro Gabriel (Sérgio Sartório).

Em "Bufo & Spallanzani" (dia 14 de maio, às 22h) é baseado na obra homônima de Rubem Fonseca, o longa de estreia de Flávio R. Tambellini. Gustavo Flávio (José Mayer) é um autor de sucesso, mas vive uma crise por falta de inspiração. A situação foi motivada pelo caso mantido com a milionária Delfina (Maitê Proença), esposa do empresário Eugênio Delamare (Gracindo Jr.). Certo dia, a mulher aparece morta e, supostamente, teria se suicidado. O escritor acredita, no entanto, que o marido a tenha assassinado e procura pelo inspetor Guedes (Tony Ramos), responsável por averiguar os fatos. Envolto numa atmosfera de ameaças e medo de represálias, Gustavo Flávio se isola numa chácara para tentar dar continuidade ao livro Bufo & Spallanzani. O romance conta a história de Ivan Canabrava (José Mayer), funcionário de uma seguradora. Ele investiga o caso do fazendeiro que morreu logo após fazer um seguro no valor de um milhão de dólares. Desconfiado de uma possível fraude, o detetive começa a vasculhar o apartamento da viúva, onde encontra um sapo e uma planta exótica. Ajudado pelo professor Ceresso (Juca de Oliveira), ele descobre que a associação entre o veneno do anfíbio e o sumo do vegetal provoca um estado de catalepsia profunda. A partir dessas pistas, ele começa a montar um complicado quebra-cabeças, envolvendo interesses de pessoas poderosas.

Saiba mais:
Abril: Confira os filmes da "Seleção Brasileira" do Canal Brasil
Abril: Novas temporadas de "Larica Total" e "Zé do Caixão" no Canal Brasil
Abril: Canal Brasil apresenta mostra em homenagem a Mazzaropi