No próximo domingo, dia 25 de março, Roberto Kalil Filho será o convidado do Marília Gabriela Entrevista, exibido pelo canal de TV por assinatura GNT. O médico cardiologista foi anunciado por Gabi pela frase de Platão: "A medicina pode ser considerada como o conhecimento das preferências e os desejos do corpo, e a maneira de satisfazê-los ou não.”.

Kalil é considerado um dos profissionais mais renomados de sua área, prova disso, é que cargos não lhe faltam. Ele é professor-titular do departamento de Cardiopneumologia da USP, diretor clínico do INCOR e diretor-geral do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. O entrevistado ainda defendeu a cardiologia brasileira: “Não deixa a desejar de nenhuma outra cardiologia do mundo”. Ele completa dizendo que o brasileiro pratica a medicina humanizada, que é fundamental.

Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva, José Serra, José Sarney, entre outros, figuram na lista de pacientes do prestigiado doutor. Apesar da ligação com nomes poderosos da política brasileira, Kalil assume que isso não lhe garante privilégios e nega seu envolvimento com a nomeação do ex-ministro José Temporão: “Não indico ninguém, o que discuto é política”. Ele ainda faz questão de afirmar que sua visão é a prática da medicina e não a política da medicina. “Resmungo em prol da saúde brasileira”, disse.

Atualmente, Kalil dedica aproximadamente 16 horas de seu dia à medicina, e confessa que sempre foi aplicado nos estudos. O convidado ainda revelou que está consciente sobre a falta de tempo para a família e para o lazer, mas exerce a profissão com prazer e está sempre com o celular ligado. ”Minha vida são duas coisas: família e medicina. Minha esposa, Cláudia, e minhas filhas, Rafaela e Isabela, resmungam muito.”.

Questionado sobre o futuro do coração do brasileiro, Kalil deu sua opinião: “Nos próximos vinte anos a doença cardiovascular será a doença que matará o maior número de pessoas”. O convidado completou que mesmo com a forte campanha, a conscientização deixa a desejar. “O final de todos nós é quando o coração para. A vida está no coração.” – finalizou o médico.

Marília Gabriela Entrevista – Roberto Kalil Filho
Domingo, 25 de março, às 22h.
Horários alternativos: domingo, 25 de março, às 3h30/segunda-feira, 26 de março, às 8h30 e às 13h/sexta-feira, 30 de março, às 21h e às 4h30