Conforme você já leu aqui, a Globosat vai lançar neste primeiro semestre, cinco novos serviços de "TV everywhere" e VOD (video on demand): Combate.com, Philos, Telecine Play, Receitas GNT e Clapp. Agora, o VCFAZ.NET traz para você em primeira mão tudo sobre o Philos, primeira novidade do "pacote VOD" da Globosat. Philos estará disponível, a partir de abril, na internet em um portal de videos e no NOW da NET. O serviço oferecerá documentários cinematográficos de altíssima qualidade, além de performances e espetáculos musicais escolhidos para o produto.


Logomarca do canal Philos

No lançamento, o catálogo incluirá cerca de 300 horas de documentários em alta definição sobre arte, música, história, atualidades, ciência, povos e culturas, além de entrevistas, debates e espetáculos de dança, concertos e óperas. Além disso, a programadora promete adicionar novos títulos a cada mês, chegando a quase 700 horas de programação até o final de 2012. A grande maioria das atrações estará disponível somente na plataforma, apesar dos direitos também permitir a exibição em canal linear. Alguns documentários do acervo da Globosat, exibidos por canais como GNT e Canal Brasil também estarão disponíveis no Philos.


FHC e Drauzio Varella no documentário "Quebrando o Tabu"
Divulgação/Spray Filmes

Dentre os destaques da programação estará a exibição do polêmico documentário "Quebrando o Tabu" apresentado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que questiona o descriminalização do uso da maconha. O ex-presidente entrevista diversas pessoas do mundo em busca de soluções, princípios e conclusões. Bill Clinton, Jimmy Carter e ex-chefes de Estado, como da Colômbia, do México e da Suíça, revelam porque mudaram de opinião sobre um assunto que precisa ser discutido e esclarecido. Do aprendizado de pessoas comuns, que tiveram suas vidas marcadas pela Guerra às Drogas, até experiências de Drauzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal. Outros destaques da programação são "Addicted to Plastic", premiado filme que percorre os 5 continentes em busca de soluções para a poluição proporcionada pelo alto consumo de plástico no mundo e "Man on Wire", que conta a história fabulosa do destemido Philippe Petit, equilibrista que, entre outros grandes feitos, driblou a segurança e atravessou as torres gêmeas do antigo "World Trade Center" sem rede de proteção.

Destaca-se também "If a Tree Falls: a Story of the Earth Liberation Front", indicado ao Oscar 2012 de"Melhor Documentário", que explora a trajetória do grupo norte-americano Earth Liberation Front e de seus participantes, responsáveis por diversos incêndios criminosos contra empresas que danificavam o meio ambiente nos Estados Unidos e por isso acusados de ecoterrorismo; "Crumb", cultuado documentário dirigido por Terry Zwigoff em 1994 traça um perfil do controverso artista Robert Crumb, conhecido como um dos fundadores do movimento underground dos quadrinhos americanos; "El Bulli – Last Waltz", que registra o último dia do renomadíssimo restaurante basco de Ferran Adriá antes de seu fechamento e "Connected – The power of Six Degrees" que explora a teoria de Millgram de "small world network", que inspirou a brincadeira dos seis graus de separação de Kevin Bacon, para investigar as leis que permeiam a natureza e como isso pode afetar descobertas científicas.


"The Blues" apresentado por Martin Scorsese está no Philos
Divulgação/PBS

Séries documentais também tem espaço na programação do Philos como "Jazz", dirigida por Ken Burns, narra a história do Jazz, e a conjuntura social e artística que a envolve, através das trajetórias dos homens e mulheres que o criaram; "The Blues", série reúne episódios assinados por sete diretores consagrados, entre eles Martin Scorsese e Wim Wenders, para contar a história da evolução deste gênero musical e sua influência sobre as culturas americana e mundial; "The Story of Film – an Odissey", série em 15 episódios, onde o premiado Mark Cousins conta a história da sétima arte desde seu nascimento até seu status de indústria mundial multi-bilionária e "Genius", onde Stephen Hawking, David Attenborough, Richard Dawkins e James Dyson estão entre os cientistas que narram esta série sobre grandes descobertas científicas da história


"Cinderella" do ballet da Birmingham Royal Ballet será exibido pelo Philos
Reprodução

O canal também terá uma programação de performances e espetáculos musicais. Um dos destaques é "Cinderella", a encenação do ballet da Birmingham Royal Ballet dirigido pelo premiado diretor David Bintley, da clássica história da moça maltratada pela madrasta e pela irmãs adotivas que tem um dia de princesa concedido por uma fada madrinha.

Alguns destes documentários, já podem ser vistos na faixa "Philos" no Globosat HD, todas as sexta-feira, às 21h30. No lançamento do serviço, haverá um período de cortesia até junho para apresentar o sistema ao assinante. A partir de julho, começa a ser pago (R$14,90/mês) e a assinatura permitirá o acesso a todos os títulos em todas as plataformas: TV, site e em aplicativos para Android, iPhone e iPad.

Saiba mais:
Globosat vai lançar cinco novos serviços de "TV everywhere"
Globosat HD reformula faixas de programação