A TV Rá Tim Bum!, o único canal infantil brasileiro por assinatura, está diferente, mais moderno e interativo. A partir de 1º de abril, os telespectadores se depararão com uma série de novidades, a começar pela identidade visual.

A logomarca institucional da TV Rá Tim Bum! passa a ser uma bolha de sabão. “A bolha é um ícone universal que conecta todas as crianças do mundo. Afinal, todas elas sabem o que é. Além disso, dá a sensação de que crianças de todas as raças, culturas, sexos estão mais conectadas”, define Marcus Cesar Fernandes, diretor geral do canal.

O símbolo reflete a forma como a TV quer se comunicar com o telespectador a partir de agora, colocando na telinha tudo o que é próximo do universo da criança. E para tornar esse público parceiro efetivo, a ideia é disponibilizar uma programação capaz de estimular imaginação, criatividade, aprendizado, curiosidade, raciocínio e experimentação.

A segunda novidade é o conceito. A TV Rá Tim Bum! quer se tornar a voz e a imagem da criança brasileira, quer estar mais próxima dela, gerar relacionamento e interação. Para alcançar o objetivo, seu conteúdo será transmídia. Ou seja, o que vai para a televisão será compartilhado também em outras plataformas de comunicação, como games, aplicativos para web, redes sociais, apresentações ao vivo, livros, DVDs, entre outros produtos.

A terceira ponta da nova roupagem é a distribuição dos programas em faixas temáticas. A proposta é criar um diálogo com a audiência para fidelizar o público. “Queremos direcionar o conteúdo para facilitar a navegação do espectador”, reafirma Fernandes, que iniciou a carreira como desenhista do estúdio Maurício de Sousa, garimpou prêmios nacionais e internacionais, passou pela MTV, Disney Channel e Nickelodeon, criou a produtora Irmãos de Criação e, hoje, dirige a TV Rá Tim Bum!.

Os nomes das faixas, com as respectivas definições, são: Hora de História – reúne séries e animações que incentivam práticas de linguagem oral e escrita; Quintal da Cultura – entre as brincadeiras da turma do programa, faixa apresenta diversos desenhos; Aventuras em Série – tudo que envolve ambiente físico e social, como meio-ambiente e corpo-humano; Hora Animada – incentiva expressividade oral, musical e visual da criança; É hora, é hora, é hora Rá Tim Bum – relembra programas clássicos da TV Cultura; Mistureba – pacote que mescla imaginação, brincadeiras, curiosidades e aventura; Laboratório Rá Tim Bum – explorar o mundo da ciência é a missão da faixa; e, por último, Cine Rá Tim Bum – sessão de cinema para a criançada.

Entre as novidades de programação previstas para entrar na grade a partir de abril estão episódios inéditos de Isso Disso e Dr. Raio X, além de novas temporadas do T.R.EX.C.I e Traçando Arte. O canal também exibirá, pela primeira vez na TV por assinatura, os filmes Menino Maluquinho – O Filme e Menino Maluquinho – A Aventura. Vão ao ar respectivamente nos dias 14 e 21 de abril, às 15h.

Administrada pela Fundação Padre Anchieta, a TV Rá Tim Bum! é o primeiro canal fechado com produção majoritariamente nacional. Sua programação mescla educação, cultura, informação e entretenimento. Ela registrou em março 4 milhões de assinantes, o que representa crescimento de 25% do número de assinaturas em relação ao ano passado. De cada três assinantes de TV a cabo no Brasil, hoje, um já tem a TV Rá Tim Bum!.