Foi realizada, hoje (10) pela manhã, uma coletiva de imprensa onde a Fox International Channels Brasil apresentou a nova programação para seus canais de TV por assinatura: Fox, FX, Nat Geo, Fox Life e Bem Simples. A coletiva foi presidida pelo vice presidente sênior e diretor geral da Fox no Brasil, Gustavo Leme, e contou com executivos da FOX como Paulo Franco, vice presidente sênior de programação e conteúdo e os nomes contratados que estarão à frente dos programas produzidos no Brasil.

Os novos programas anunciados na coletiva se encontram em diversas fases de produção. Alguns já estão finalizados como o "Ser Mulher" do Bem Simples, mas a maioria estão em fase inicial ou desenvolvimento de produção, sendo que alguns ainda não possuem nome. As novidades vem para atender à PL 12.485/11 que obriga a exibição de três horas e meia por semana de conteúdo nacional, sendo que pelo menos 45 minutos sejam de conteúdos nacionais independentes. Conheça as principais novidades dos canais Fox, FX e Fox Life:

FOX


"Se eu fosse você…" se transforma em série na FOX
Divulgação/FOX

A grande aposta da FOX é uma série para TV, baseada no filme "Se eu fosse você", um dos maiores sucessos do cinema nacional dos últimos anos. Prevista para estrear no segundo semestre, a série terá 12 episódios e também será desenvolvida pela Total Filmes e pela 20th Century Fox. Apesar da história não ter sido divulgada, é certo que os protagonistas dos filmes Tony Ramos e Glória Pires não estarão na série; eles devem ser substituídos por outros atores e os personagens deverão mudar de nome. Ou seja, deve ser utilizada somente a premissa do filme, um casal que troca de corpos, ele passa a viver como ela, e ela como ele. Paulo Franco, vice-presidente de programação da Fox, define a série "É o mesmo formato, a mesma música, mas não é a mesma história do filme".

A Fox também terá a faixa "CineFox Brasil", com sucessos do cinema brasileiro produzidos pelo estúdio e adquiridos de outras produtoras. Serão exibidos na faixa, filmes como "Se eu fosse você…", "Trair e Coçar é só começar", "Cidade dos Homens", "Sem Controle", "Lisbela e o Prisioneiro", "Meu Tio Matou um Cara", dentre outros.

FX


"A vida de Rafinha Bastos" será protagonizada pelo comediante
Reprodução

Em fevereiro, a Fox anunciou a contratação de Rafinha Bastos e ele protagonizará "A vida de Rafinha Bastos", projeto que já vinha sendo comentado pelo comediante e pela imprensa há algum tempo. A série de ficção é uma mistura entre stand up comedy e reality, com elementos da vida real do humorista. Adaptando e criando situações, a série irá mesclar personagens reais e ficcionais, apresentando a relação de Rafinha com a família e no ambiente de trabalho.

Na coletiva Bastos declarou, "Vale deixar bem claro que não é um reality, não é a exposição da minha vida, mas algo próximo da realidade. Ninguém vai saber muito bem o que é verdade e o que não é… Não tem o intuito de ser ousada e fazer piadas que ninguém faz. A série tem uma certa doçura, é bem legal". Os episódios serão escritos com a ajuda de quatro roteiristas e é uma coprodução com a produtora Mixer. O piloto da série com uma hora de duração, chamado de "episódio zero", será exibido em maio e os outros 12 episódios programados para o final do segundo semestre.

A produtora O2, do diretor Fernando Meirelles, também está desenvolvendo para o FX, uma série de ficção inspirada nos contos de Edgar Allan Poe, intitulada "Contos de Edgar". A série de suspense, terror e mistério, fará uma releitura dramatizada da obra do autor e promete contar com elenco variado e diferente a cada episódio, com a presença de convidados de renome na TV e cinema. Ainda não divulgaram quais contos serão adaptados e nem o número de episódios definido. A estreia da série está prevista para novembro e Meirelles atua como produtor executivo.

FOX Life


"Bela, a Feia" será reprisada no FOX Life
Divulgação/Record

Faixas de programas brasileiros serão criadas no FOX Life, uma delas é Fox Life Retro, que promete exibir "os maiores sucessos da TV aberta no Brasil, que não sejam da Globo". A primeira novela a ir ao ar, no final do primeiro semestre, será "Bela, a Feia" da Rede Record. Exibida entre 2009 e 2010, a novela é baseada na telenovela colombiana "Yo soy Betty, la fea" e teve Giselle Itié, Bruno Ferrari, Jonas Bloch, Simone Spoladore, Carla Regina, Esther Góes e Iran Malfitano no elenco principal. Lembrando que o canal FOX Life já reprisou novelas da Record como "A Escrava Isaura" e "Essas Mulheres". Paulo Franco, executivo de conteúdo declarou "Estamos conversando com a Bandeirantes e com o SBT para adquirir programação. A Globo não está em negociação porque ela tem o canal Viva para exibir programação de arquivo".

Entre outros projetos está a versão brasileira de "Man VS. Food", formato da FremantleMedia, onde um apresentador sai pelo mundo em busca dos melhores lugares para se comer e comer o máximo que puder. Além da faixa "Fox Life Music" que exibirá shows com artistas brasileiros de diferentes estilos musicais.

Mesmo com todos esses investimentos, Paulo Franco, acredita que alcançará 100% da cota previstas pela nova lei da TV paga (PL 12.485/11), que deve entrar em vigor em julho. "Dependendo do que ficar regulamentado efetivamente com a Lei, vamos atingir apenas metade da cota prevista", acredita o diretor.

Conheça as novidades dos canais NatGeo e Bem Simples