O ‘Globo Cidadania’ deste sábado, dia 07, viaja até a África para conhecer a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). Neste episódio, o programa apresenta a parceria acadêmica entre o Brasil e o país africano. A repórter Lizandra Trindade conversa com professores, jornalistas e com um engenheiro agrônomo para entender as pesquisas que estão sendo desenvolvidas nas áreas de ciências sociais, agronomia e música. Além disso, o ‘Globo Univerisdade’ entrevista alunos que tiveram a oportunidade de estudar no Brasil e agora estão de volta ao seu país de origem para ajudar no crescimento da Uni-CV.

O programa abre espaço para assuntos diversificados, passando pela ecologia, educação e ciência. Neste sábado, o episódio explica o que são as espécies invasoras da biodiversidade brasileira e conta também a vida de Humphry Davy, pioneiro nas pesquisas eletroquímicas e descobridor do gás hilariante, usado em anestesias.

O ‘Globo Cidadania’ ainda mostra como açougues, oficinas mecânicas e casas de detenção se transformaram em bibliotecas e espaços de incentivo à leitura. Além de apresentar exemplos de como a comunidade pode melhorar a qualidade das escolas, com maior integração entre os alunos e moradores da região.

Fazer a diferença na vida das pessoas com temas do dia a dia. Este é o objetivo da temporada 2012 do ‘Globo Cidadania’, que entra no ar dia 14 de abril. Com apresentação de Serginho Groisman, o programa reúne nas manhãs de sábado da Rede Globo, a partir das 6h05, o ‘Globo Educação’, o ‘Globo Ciência’, o ‘Globo Ecologia’, o ‘Globo Universidade’ e o ‘Ação’.