Em maio, o Canal Brasil selecionou para sua programação documentários inéditos aclamados pelo público e pela crítica: "Prova de Artista" do premiado diretor José Joffily, o divertido "Mulatas! Um tufão nos quadris", "Domingos" dirigido e produzido pela atriz Maria Ribeiro, o comovente "Avenida Brasília Formosa", a periferia sob o olhar de quem vive nela em "Jardim Ângela" e o polêmico "Quebrando o Tabu".

Em "Prova de Artista", documentário de 2011 de José Joffily, acompanha alguns representantes do meio artístico musical, mostrando a rotina de cinco integrantes das principais orquestras sinfônicas do país. Mais uma vez, o diretor explora a vocação como tema a partir da rotina de jovens em estudos e audições em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. De um lado, a arte, representada pela música; do outro, a vida daqueles que a tem como ofício. São personagens do filme: Byron Hitchcock (violinista da OSB), Ricardo Barbosa (oboísta da OSESP), Rodney Silveira (violista da OSB Jovem), Catherine Carignan (fagotista da OFMG) e Rodrigo de Oliveira (violinista da OFMG). Apresentando imagens de ensaios e dos momentos que antecedem e sucedem os muitos recitais, o documentário acompanha os conflitos, a paixão e a disciplina envolvidos na rotina desses profissionais. Em sua maioria de origem modesta que depositam na carreira uma grande expectativa de mudança de vida. Estreia sábado, dia 05 de maio, às 21h.

O documentário "Jardim Ângela" (08 de maio, às 19h) transpõe para as telas a periferia paulistana sob o ponto de vista de quem vive nessa realidade: os habitantes da comunidade Jardim Ângela, na zona sul da cidade. Durante muitos anos, o bairro liderou o ranking das regiões mais perigosas da grande São Paulo, assolado pelo tráfico de drogas. Feito a partir de uma oficina audiovisual ministrada pela Associação Cultural Kinoforum com moradores do local, o filme amplia o debate sobre violência, criminalidade, pobreza e a relação dos jovens com esse universo. Durante as aulas do curso, expectativas, opiniões, sonhos e projetos dos adolescentes são revelados, especialmente os de Washington Silva, de 18 anos. Com uma história impressionante, o menino passa a ser o fio condutor do registro, expondo com crueza e riqueza de detalhes a sua realidade, enquanto lidera a produção de um curta de ficção sobre os problemas provocados pelo álcool. Ao dar voz a múltiplos atores sociais e mostrar ângulos distintos dos comumente exibidos pela televisão, o longa-metragem procura compor um recorte mais humanizado do Jardim Ângela.


FHC e Drauzio Varella no documentário "Quebrando o Tabu"
Divulgação/Spray Filmes

O polêmico documentário "Quebrando o Tabu" é apresentado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que questiona o descriminalização do uso da maconha. O ex-líder do poder executivo brasileiro recebeu o convite do cineasta para uma jornada em diversos países, nos quais obteve experiências singulares. Estados Unidos, França, Holanda, Suíça e Portugal apresentaram as suas políticas públicas quanto ao consumo e ao tráfico de entorpecentes, assim como a posição em relação à descriminalização da maconha. FHC entrevista diversas pessoas do mundo em busca de soluções, princípios e conclusões. Bill Clinton, George H. W. Bush, Jimmy Carter e ex-chefes de Estado, como da Colômbia, do México e da Suíça, revelam porque mudaram de opinião sobre um assunto que precisa ser discutido e esclarecido. Do aprendizado de pessoas comuns, que tiveram suas vidas marcadas pela Guerra às Drogas, até experiências de Drauzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal. "Quebrando o Tabu" vai ao ar 12 de maio, às 21h.

Em "Domingos" (19 de maio, às 21h), a atriz Maria Ribeiro muda de posição: é ela quem está por trás das câmeras deste registro afetuoso dedicado a um símbolo cultural brasileiro: o diretor, ator e dramaturgo Domingos Oliveira. Agente da produção nacional, Domingos tem em seu currículo mais de 20 peças de teatro, 13 filmes e assina inúmeros programas na TV Globo e também no Canal Brasil. Maria Ribeiro está interessada em mostrar a complexidade e o carisma de seu personagem e amigo. É como se ela quisesse dividir com os espectadores os encantamentos de Domingos e o fascínio exercido por ele. Domingos canta, recebe amigos e reflete sobre a própria existência. Reforça seu repúdio pela morte e minimiza até os elogios a sua obra. Ele reflete sobre as dores causadas pelo amor e chega até a enaltecer a solidão.


A ex-BBB Jaqueline é uma das entrevistas de "Mulatas! Um tufão nos quadris"
Reprodução

O documentário "Mulatas! Um tufão nos quadris" é dirigido por Walmor Pamplona e traça o perfil de um dos ícones do carnaval carioca: as mulatas. Além de abordar a beleza e a ginga características, a obra amplia o olhar retratando o lado pessoal e as dificuldades experimentadas por 13 passistas, que encantam a Marquês de Sapucaí. Tânia Bisteka, da Mangueira; Elaine Ribeiro, da Porto da Pedra; Rose Bombom, da Grande Rio; Nilce Fran, da Portela; Sônia Capeta e Jaqueline (ex-participante do "Big Brother Brasil"), da Beija-Flor; e Ana Pérola, da Mocidade Independente, são algumas das entrevistadas. Entre adereços, glamour e fetiches, as musas mostram suas rotinas, os sonhos, as angústias, as vaidades, a paixão pelo samba, os preparativos para os desfiles, a discriminação sofrida e as profissões exercidas no restante do ano. Estreia 22 de maio, às 22h.

"Avenida Brasília Formosa" (26 de maio, às 21h) é realizado pelo pernambucano Gabriel Mascaro faz um registro à distância de Brasília Teimosa, bairro situado na zona sul do Recife e caracterizado pelas construções em palafitas. Sem entrevistas, com uma câmera à espreita, colhe autênticos retratos do povo local. Os sonhos e desejos das pessoas que vivem lá hoje movem a narrativa. Um dos personagens é Fábio, garçom e cinegrafista. Registra importantes eventos no bairro e tem, no seu acervo particular, raras imagens da visita do presidente Lula. Ele é contratado pela manicure Débora com o objetivo de fazer um videobook, com o qual ela pretende se inscrever no "Big Brother Brasil". Também filma o aniversário de cinco anos de Cauan, garoto fã do Homem-Aranha.

Saiba mais:
Maio: Canal Brasil estreia temporadas 2012 de vários programas
Maio: Confira os filmes da "Seleção Brasileira" do Canal Brasil
Abril: Confira os filmes da "Seleção Brasileira" do Canal Brasil
Abril: Novas temporadas de "Larica Total" e "Zé do Caixão" no Canal Brasil
Abril: Canal Brasil apresenta mostra em homenagem a Mazzaropi