O Telecine Cult exibe em maio o especial "Releitura de Cinema: Documentários", com cinco produções que mostram filmes inacabados, brigas entre amigos ou contam como o cinema influenciou gerações. A seleção será exibida todas as quartas-feiras do mês, às 22h.

Inspirado pelo livro homônimo de memórias de Michael Kuhn, "100 Filmes e Um Funeral" abre a programação no dia 2 de maio. Dirigido por Michael McNamara, o documentário narra a ascensão e queda da Polygram, empresa que produziu filmes que marcaram época, como "Quatro Casamentos e um Funeral", vencedor de quatro categorias do BAFTA e indicado ao Oscar de Filme e Roteiro Original em 1995; "Trainspotting", vencedor do BAFTA em 1996 de Melhor Roteiro Adaptado e indicado ao Oscar na mesma categoria no ano seguinte; "Os Suspeitos", vencedor das estatuetas de Roteiro Original e Ator Coadjuvante (Kevin Spacey) no Oscar 1996, entre outros. Em "Terror Universal", em cartaz no dia 9 de maio, aborda clássicos do gênero produzidos pela Universal Studios. Com narração do ator Kenneth Branagh, o documentário relembra produções da década de 1930, passando pelo cinema mudo, os filmes estrelados por Bela Lugosi e Boris Karloff, chegando aos anos 50. Filmes fundamentais da cinematografia do estilo, como Drácula, Frankenstein e A Múmia, são alguns dos exemplos revisitados pelo longa-metragem.


"Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague" é um dos destaques do telecine Cult
Divulgação

Do terror ao supra-sumo do cinema francês, o especial continua no dia 16 de maio com o documentário "Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague", de Emmanuel Laurent. A produção mostra como a amizade entre Jean-Luc Godard e François Truffaut, dois ícones do cinema europeu, se tornou uma rivalidade, fazendo com que ficassem sem se falar por anos. Usando entrevistas antigas para ilustrar o relacionamento dos cineastas, a produção ainda apresenta a trajetória, as influências e as atitudes que os afastaram. Dirigido por Serge Bromberg, O "Inferno de Henri-Georges Clouzot", exibido no dia 23 de maio, traz detalhes sobre o filme homônimo do diretor francês, responsável por filmes considerados verdadeiros tesouros nacionais pelo governo de seu país. O longa revela as imagens da grande produção inacabada do diretor. Com material que foi guardado por 40 anos, o filme surpreende e assusta tal qual a obra original, ao mesmo tempo que desvenda a trama sobre o ciúme doentio de seu personagem principal.

"Além de Hollywood: O Melhor do Cinema Australiano" fecha a programação especial, no dia 30 de maio. Famoso por influenciar produções americanas de baixo orçamento, principalmente nos gêneros de suspense e horror, a tradição australiana foi de grande importância na obra de cineastas como Quentin Tarantino, Dennis Hopper e George Lazenby (famoso também por atuar como o agente James Bond em "007 a Serviço Secreto de Sua Majestade"), que dão depoimentos no filme.

Saiba mais:
Junho: Saiba quais são as "Superestreias" do Telecine Premium
Maio: Confira as "Superestreias" do Telecine Premium
Maio: Confira todas as estreias do Telecine Premium