A temporada 2012 do "TCM in Concert" começa com a exibição do cultuado documentário dos irlandeses do U2, "Rattle & Rum". O programa é um registro da turnê do álbum "The Joshua Tree" pelos EUA e é repleto de participações especiais vai ao ar na quinta-feira, 3 de maio, às 22h.

Depois que o estrondoso sucesso de seu quinto lançamento de estúdio, "The Joshua Tree", transformou Bono (vocalista), The Edge (guitarrista), Adam Clayton (baixista) e Larry Mullen, Jr. (baterista) em verdadeiros rockstars, integrantes de uma banda que começava a se tornar objeto de culto, o U2 saiu da Irlanda rumo a uma turnê de divulgação nos EUA. Mais do que registrar este momento em um disco ao vivo, o quarteto queria realizar uma verdadeira homenagem às raízes da música americana, incorporando elementos do blues, do folk e do gospel, entre outros estilos, ao seu som. Nascia ali a ideia de rodar um documentário (ou, como os críticos gostam de chamar, um "rockumentário"), batizado como "Rattle & Rum" – algo como "estrondo e sussurro", diretamente de um trecho da letra de "Bullet The Blue Sky".


Cena de "Rattle & Rum", que vai ao ar no TCM
Divulgação/TCM

Embora a maior parte das canções tenha sido gravada durante os shows realizados no McNichols Sports Arena, na cidade de Denver, entre os dias 7 e 8 de novembro de 1987, o filme dirigido por Phil Joanou traz também algumas faixas executadas em Tempe (Arizona), San Francisco (Califórnia) e Nova York. A performance abre com uma reinterpretação explosiva de "Helter Skelter", dos Beatles, e segue mesclando sucessos inevitáveis como "Where the Streets Have No Name", "With or Without You", "Sunday Bloody Sunday" e "Pride (In the Name of Love)" com outros covers. Destaque para a versão de "All Along the Watchtower", de Bob Dylan, e "Gloria", de Van Morrison – além, é claro, para a parceria com o mestre B.B.King no blues-rock "When Love Comes to Town".