A arte popular deixa o papel de coadjuvante para protagonizar a série Teimosia da Imaginação. Composta por dez documentários, dirigidos por cinco cineastas, entre eles Claudio Assis e Hilton Lacerda, disseca processo, obra e personalidade de pintores e escultores de Minas Gerais e do nordeste brasileiro. Estreia na TV Cultura dia 4 de abril, toda quarta-feira, às 23h45 com dois documentários na faixa Cultura Documentários. Os primeiros são sobre a arte madeireira do pernambucano José Bezerra, o outro sobre o escultor sergipano Véio.

A viagem começa em Buique, Pernambuco, onde mora o escultor de madeira José Bezerra, passa por Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, residência do também escultor Véio. Volta para Pernambuco, sobe pro Ceará, pula pra Bahia, e continua desse jeito, rasgando o mapa, até terminar no Rio de Janeiro, cidade de batismo do multiartista mineiro de Espera Feliz, Getúlio Damado. O elenco se completa com Antonio de Dedé, Aurelino, Francisco Graciano, Izabel Mendes, Jadir João Egídio, Manoel Galdino e Nilson Pimenta.

Nesse vai e vem, a série mostra como história de vida e habitat influenciam a produção artística dos personagens. Muitos deles trabalham em ateliês caseiros, simples e sem sofisticação. Mas carregam um DNA artístico muito forte, a ponto de desenvolverem técnicas próprias de criação.

A lista de objetivos não encerra por aqui. Além dos documentários, o projeto tem mais dois desdobramentos: uma exposição no Instituto Tomie Ohtake e um livro com ilustrações e entrevistas dos artistas.

Teimosia da Imaginação é uma produção da Pólo Imagem em parceria com a TAL (Televisión America Latina), TV Cultura, Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake e livraria Martins Fontes.

Série Teimosia da Imaginação
TV Cultura
Estreia: 4 de abril
Exibição: quarta-feira às 23h45, com reapresentação no domingo às 15h