Os caminhos, trajetórias e obstáculos em busca da transformação de suas vidas a partir da educação, apresentados por meio de personagens espalhados por todo o Brasil é o tema da nova série produzida para a televisão que o SescTV exibe semanalmente todo domingo, às 19h. Coproduzida pela Maquina Filmes e pelo SescTV, fomentada pela Ancine, a série "Caminhos" apresenta personagens, em lugares que vão desde São Paulo até o arquipélago de Bailique, no Amapá, de crianças, jovens e adultos para obter ou fornecer aprendizado.

O episódio "Assim que Subir a Maré", gravado no Amapá, é dirigido por Marília Rocha e é passado no arquipélago de Bailique, onde o tráfego entre uma ilha e outra só é possível quando a maré do oceano Atlântico sobe. Assim, para poder estudar, um grupo de crianças sobe num barco ao cair da noite, mas precisa parar no meio do caminho onde a maré baixa e, somente na manhã seguinte, retomar a navegação em direção à escola.

O projeto é formado por 13 episódios, cada um deles com duração de 26 minutos, gravados em 12 estados – Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os roteiros foram todos elaborados por Beatriz Seigner e a produção feita por Heloisa Passos, Luciane Passos e Tina Hardy. O argumento é de Daniela Capelato, Emília Hardy, Heloisa Passos e Regina Villas Bôas. Seguindo a linha de direção de Heloisa Passos, premiada por seus trabalhos fotográficos, a série explora linguagem cinematográfica por meio de planos longos e com poucas falas ao longo de cada episódio.