Durante uma semana, a apresentadora do ‘Bem Estar’, Mariana Ferrão, acompanhou o trabalho dos ‘Expedicionários da Saúde’, em Taracuá Cachoeira, na Amazônia. “Sempre tive vontade de ter uma experiência assim, e ainda mais conhecer esse Brasil que fica tão distante do nosso dia a dia. O convite chegou pelo dr. Fabio Atuí, consultor do programa e não tive dúvidas, aceitei na hora”, diz.

Criada em 2003, essa organização brasileira sem fins lucrativos foi fundada por um grupo de médicos voluntários, com objetivo de levar medicina especializada, principalmente atendimento cirúrgico, às populações indígenas que vivem isoladas na Amazônia. O resultado dessa viagem será apresentado no programa a partir do dia 28. Em cinco matérias, Mariana Ferrão e o repórter cinematográfico Marcel Mendonça mostram no ‘Bem Estar’ o trabalho desses médicos que literalmente montaram um centro cirúrgico no meio da selva.

Nesta viagem foram 55 voluntários entre médicos clínico, dermatologista, ginecologista, pediatras e dentistas, que viajaram com uma carga de 90 toneladas, nela seguiu tudo o que foi usado, geradores , mobiliário barracas do centro cirúrgico, entre outros. Neste período, realizaram cerca de 200 cirurgias, 1.700 atendimentos ambulatoriais, mais de 1.700 exames e procedimentos e mais de 200 cirurgias odontológicas. O centro cirúrgico funcionava cerca de dez horas por dia e atendeu, principalmente, casos de hérnia, catarata e tracoma – quarta maior causa de cegueira no mundo.

A cada dia uma história emocionante de pessoas que se deslocaram dias para receber o primeiro atendimento médico da vida. Um dos exemplos é da pequena Tatiana, que com dez anos de idade viu a mãe pela primeira vez. Ela nasceu com catarata e só teve a possibilidade de operar agora. Outro caso que comoveu a equipe foi da Maria Conceição que viajou durante três dias para que a filha, Miriam, de um ano e sete meses pudesse ser atendida para uma cirurgia ortopédica na mão. As matérias ainda mostram o trabalho dos dentistas, a experiência do povo indígena que pela primeira vez tiveram o contato com o ar condicionado, dentro do centro cirúrgicos, e a rotina dos médicos para atender o maior número de pessoas possíveis.

Essa série será exibida a partir do dia 28, no ‘Bem Estar’, que vai ao ar logo após ‘Mais Você’.