Este domingo, dia 13, será marcado pelos jogos da segunda rodada dos campeonatos estaduais de futebol. Deles, sairão os campeões de 2012. E, além dos campeonatos Carioca e Paulista, a Rede Globo transmite os jogos dos campeonatos Baiano, Catarinense, Gaúcho, Goiano, Mineiro, Paranaense e Pernambucano.

Botafogo e Fluminense voltam a campo no Estádio do Engenhão. Depois da vitória tricolor no último domingo por 4 a 1, o clube alvinegro precisa vencer por quatro gols de diferença para ser campeão. Se ganhar por vantagem de três gols, leva a decisão para os pênaltis. Menos que isso, o título é tricolor. O jogo tem narração de Luís Roberto, comentários de Junior e Arnaldo Cezar Coelho e reportagem de Eric Faria e Marcelo Courrege, que trarão ao vivo, diretamente do estádio carioca, todas as informações sobre a partida. Alex Escobar, apresentador do ‘Globo Esporte’, estará no Camarote da Globo Rio no Engenhão recebendo ilustres convidados tricolores e alvinegros e interagindo com o narrador e com os comentaristas durante a transmissão da partida.

Na decisão do Campeonato Paulista, o Guarani entra em campo no domingo com a dura missão de vencer o Santos de Neymar por quatro gols de diferença e levar para Campinas a taça do Paulistão. A conquista será histórica para os dois clubes: se, de um lado, o Guarani luta pelo título estadual inédito em seus 101 anos de vida, do outro, o Peixe, favorito e atual bicampeão, vai com tudo em busca do tricampeonato. O narrador Cleber Machado é responsável pela transmissão, com comentários de Caio Ribeiro, Walter Casagrande e Leonardo Gaciba.

Os telespectadores da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina também assistirão na Rede Globo aos jogos de seus campeonatos regionais:

• Campeonato Baiano: Bahia x Vitória
• Campeonato Catarinense: Figueirense x Avaí
• Campeonato Gaúcho: Internacional x Caxias
• Campeonato Goiano: Goiás x Atlético-GO
• Campeonato Mineiro: Atlético-MG X América-MG
• Campeonato Paranaense: Coritiba x Atlético-PR
• Campeonato Pernambucano: Sport x Santa Cruz

As finais dos campeonatos estaduais vão ao ar na tarde de domingo, dia 13, logo após ‘Temperatura Máxima’.