A Globo News prepara uma grande cobertura para as eleições americanas, que movimentarão os Estados Unidos em novembro. Já a partir do próximo domingo, dia 13, o canal por assinatura exibe o primeiro especial sobre o tema. O correspondente Jorge Pontual visita o estado do Arizona e a cidade de Chicago para tentar desvendar, em dois episódios, as peculiaridades de um país dividido entre republicanos e conservadores.

No primeiro episódio da série, em “Tea Party: Que América é essa?”, o programa viaja para o Arizona, onde vivem conservadores como Mitt Rommey, o maior rival do atual presidente Barack Obama. Pontual conhece de perto o movimento chamado “Tea Party”, importante fenômeno político que existe no país desde a última eleição, em 2008. Mostra quem são, como vivem e o que pensam os ativistas que surgiram para tentar reduzir drasticamente a atuação do governo e os impostos pagos pelos cidadãos. Pontual visita ainda as montanhas da cidade de Sedona, conhece a vida e a religião dos mórmons e conversa com pessoas como Joe Arpaio, o xerife mais radical do Estado, conhecido por perseguir imigrantes mexicanos.

No domingo seguinte, dia 20, no episódio “Chicago: Terra de Obama”, o correspondente vai à cidade que é a base política de Obama para entender as ideias e contradições do primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Em uma das cidades mais divididas pelo racismo, velhos companheiros do atual presidente narram histórias de adversidade, luta e vitórias. Um pastor que era amigo de Obama conta ao repórter como foi toda a trajetória do atual líder político até se tornar presidente da nação. O especial mostra ainda os contrastes da região: por um lado, um berço da arquitetura moderna com uma área rica e sofisticada que dá exemplos de sustentabilidade e, por outro, o gueto de uma das cidades mais violentas dos Estados Unidos.

Os episódios do ‘Globo News Especial’ sobre Arizona e Chicago vão ao ar nos domingos, dias 13 e 20, respectivamente, às 20h30