Neste domingo, 03 de junho, às 20h30, o programa "Legião Estrangeira" da TV Cultura debate o incentivo a compra de automóveis e trânsito brasileiro nas grandes cidades.

No programa, os jornalistas avaliam os impactos na economia da redução de IPI dos automóveis no Brasil e concordam que o país não deveria incentivar a produção de automóveis populares sem itens básicos de segurança. "O Brasil quer vender mais carros populares, mas esses carros matam pessoas", surpreende-se o correspondente americano no Brasil Bradley Brooks. "Os carros aqui são péssimos, são muito inseguros". Na conversa mediada pela jornalista Mônica Teixeira, os correspondentes convidados dessa semana ainda comentam sobre o caos no trânsito de São Paulo e os impactos ambientais do estímulo aos automóveis. O espanto com o excesso de carros e os congestionamentos paulistanos é compartilhado por todos.

Todo domingo, o Legião Estrangeira recebe quatro importantes jornalistas de grandes veículos internacionais para falar de temas da atualidade no Brasil. Nesta edição, estão presentes Bradley Brooks (AP), Chantal Reyes (Libération), Eleonora Gosman (Clarín) e João Almeida Moreira (Expresso). Brooks é norte-americano e vive em São Paulo há três anos. Chantal é libanesa e trabalha na cidade para o jornal francês Libération. A argentina Eleonora Gosman tem mais de dez anos de experiência cobrindo assuntos do Brasil para o Clarín, e Moreira é português, vive em São Paulo há pouco mais de um ano.

"Legião Estrangeira" é exibido na TV Cultura, às 20h30.