Foi como o médico sarcástico que utiliza métodos nada convencionais da série House – cuja oitava e última temporada está sendo exibida no Brasil, e que lhe rende 700 mil dólares por episódio – que Hugh Laurie conquistou o sucesso mundial. Mas a verdade é que o ator britânico, cuja carreira começou nos anos 70, já tinha sua verve cômica reconhecida há anos no Reino Unido.

Destaque do programa Biography, que o BIO exibe dia 25 de junho, segunda- feira, às 20h, Laurie começou sua carreira artística ao lado da atriz Emma Thompson, com quem fundou a Cambridge University Footlights Dramatic Club, clube teatral amador, que até hoje é comandado por alunos da universidade. Foi também por intermédio de Emma que conheceu Stephen Fry com o qual manteve uma longa parceria profissional nos anos 80 e 90, estrelando a programa de TV Jeeves and Wooster e o sketch show A bit of Fry and Laurie.

Premiado com dois Globos de Ouro por House, o ator também participou de Para o Resto de Nossas Vidas (1992), Razão e Sensibilidade (1995), 101 Dálmatas (1996), Stuart Little (1999) e o Voo da Fênix (2004), entre outros.

Além da dramaturgia, encontrou seu espaço na literatura, tendo lançado o best-seller The Gun Seller, em 1997. Integra ainda a banda beneficente Band From TV com colegas de elenco de House. Está casado há mais de 20 anos com Jo Green e tem três filhos.