Em assembleia, os alunos do terceiro ano da Escola Mundial se reunem na casa abandonada para pensarem uma forma de punir o mau comportamento de Maria Joaquina. Em meio a bagunça, Carmen (Stefany Vaz) sugere aos amigos tratar a colega com total indiferença. Todos aderem à ideia, que é chamada de castigo do silêncio. As cenas vão ao ar nesta quarta-feira (20) e quinta-feira (21) em Carrossel.

Ao chegar à escola no dia seguinte, Maria Joaquina (Larissa Manoela) fica sabendo do castigo que vai sofrer e afirma a Helena (Rosanne Mulholland) que é um favor que seus colegas fazem, não dirigir a palavra a ela. Não bastasse, ela ainda diz que a odeiam por que é uma ótima aluna, vive em uma casa luxuosa e tem dinheiro para tapar a boca de todos.

Durante o recreio, as crianças estão brincando e tratam Maria Joaquina com indiferença, como combinado. Ela fica isolada por dias. Ao chegar em casa, Maria Joaquina comenta com os pais que faz uma semana que ninguém conversa com ela na escola. Ela reconhece que está sofrendo com o castigo do silêncio, não aguenta mais ficar solitária e ser tratada com tanto desprezo. Ela pede para o pai transferi-la para a escola antiga, mas Miguel (Fábio Di Martino) a aconselha a tentar fazer amizade com os colegas da Escola Mundial.

No dia seguinte, Maria Joaquina chega à escola, mas continua isolada, ninguém lhe dirige a palavra ou o olhar. Ela fica extremamente triste e adoece.
Miguel examina a filha, ela está queimando de febre e com dor de garganta. Ao sofrer a rejeição, a garota fica por vários dias na cama, doente, sem ir à escola.