Celebre com a CNN o 100º episódio de "Inside the Middle East" em junho, que traz uma reportagem especial sobre a educação, centrando-se nas formas com que o Egito, o Líbano e os Emirados Árabes estão preparando sua futura geração de líderes.

Da agitada capital do Egito, Cairo, à cidade costeira de Alexandria, a apresentadora Rima Maktabi vai à moderna biblioteca de Alexandria dez anos depois de ela ter sido reaberta e conhece jovens egípcios que explicam os desafios de estudar – ou de simplesmente aprender a ler – em uma nação que atualmente passa por uma tumultuada transição à democracia.

O programa se encontra com o "garoto espacial" egípcio Amr Mohamed, cuja paixão pela ciência e pelo espaço é relevante em uma região que não causa impacto real no campo das ciências espaciais. Esse egípcio de 18 anos venceu estudantes de todo o mundo em uma competição internacional para a criação de um experimento espacial a ser usado no espaço.

Na capital dos Emirados Árabes, Abu Dhabi, o "Inside the Middle East" se encontra com o músico iraquiano famoso em todo o mundo Naseer Shama, um homem que dedica sua vida a ensinar aos jovens a história e as melodias do alaúde, um tradicional violão do oriente médio ouvido na maior parte das músicas da região.

Maktabi também viaja à Beirute e descobre por que a maioria dos estudantes libaneses não aprende nada sobre a história básica dos 15 anos de guerra civil em seu país.

O 100º episódio de "Inside the Middle East" será exibido na quarta-feira, 6 de junho, às 13h30. Com reprise no sábado, 9 de junho, às 15h30, na CNN International.