Conheça as personagens da nova novela Gabriela da Rede Globo para o horário das 23h. A data de estreia foi alterada para segunda-feira, dia 18 de junho. Na Versão de 1975, Sônia Braga (Gabriela), Armando Bogus (Nacib), Paulo Gracindo (Coronel Ramiro Bastos), Heloísa Mafalda (Maria Machadão), Dina Sfat (Zarolha), entre outros, encabeçava o elenco da novela. Também foi o primeiro trabalho na televisão de Elizabeth Savala (Malvina) e Natália do Valle (Aurora). Na nova versão José Wilker (Coronel Ramiro Bastos) e Ary Fontoura (Coronel Coriolano) são os únicos atores que estavam na versão de 1975 como Mundinho Falcão e Dr. Clóvis, respectivamente.

Confira quem é quem em Gabriela:

GABRIELA (Juliana Paes) – Nasceu no sertão nordestino. Gabriela é um espírito livre. Representa a mudança dos tempos, a evolução político-social do mundo. Ao chegar a Ilhéus é contratada por Nacib (Humberto Martins), dono do bar Vesúvio, com quem viverá um romance. É uma exímia cozinheira. Será a mulher mais desejada da cidade.

NACIB ACHCAR SAAD (Humberto Martins) – Veio da Síria aos quatro anos de idade. É proprietário do bar Vesúvio. Solteiro, é frequentador do cabaré Bataclan, onde tem um chamego com Zarolha (Leona Cavalli). É o chamado “boa praça”, amigo de todos os coronéis e também do opositor Mundinho Falcão (Mateus Solano). Contrata Gabriela (Juliana Paes) e se apaixona por ela. Decide se casar com a cozinheira, porém, Gabriela não se adapta a vida de mulher casada. Vai viver um dilema no amor.

CORONEL RAMIRO BASTOS (Antonio Fagundes) – Intendente de Ilhéus, maior força política da região. Fazendeiro de cacau da época do desbravamento, quando as terras eram conquistadas a tiros. É o líder conservador. Seu poder é contestado quando o jovem Mundinho Falcão (Mateus Solano) vem para a cidade.

MUNDINHO FALCÃO ou RAIMUNDO MENDES FALCÃO (Mateus Solano) -De família de políticos paulista, mudou-se para Ilhéus para criar seu próprio projeto de vida e também para esquecer um amor. É exportador de cacau. Jovem, solteiro, cheio de ideias novas, decidido e prático. Passou a enfrentar a oligarquia dos coronéis, liderada por Ramiro Bastos (Antonio Fagundes). Mas apaixona-se justamente por Jerusa (Luiza Valdetaro), a linda neta do coronel Ramiro Bastos.

TONICO BASTOS (Marcelo Serrado) – Filho do coronel Ramiro Bastos (Antonio Fagundes), dono do cartório da cidade, é casado com Olga Bastos (Fabiana Karla), e pai de quatro crianças. Sabe levar muito bem a mulher ciumenta, que acredita que são as outras que correm atrás de seu marido tão fiel. Mas é Tonico que vive no Bataclan. Sempre sorridente, sempre amigo, mas sem escrúpulos, é um simpático antagonista. Amigo e confidente de Nacib (Humberto Martins) é ele quem consegue se enfiar na cama de Gabriela (Juliana Paes). Tonico é "um canalha simpático, um irresistível mau caráter".

JERUSA BASTOS (Luiza Valdetaro) – Filha de Alfredo Bastos (Bertrand Duarte) e neta preferida de Ramiro (Antonio Fagundes). É bonita e delicada. Ramiro Bastos deseja que ela se case com Juvenal (Marco Pigossi), filho do coronel Amâncio (Genézio de Barros), seu compadre. Mas ela se apaixona por Mundinho Falcão (Mateus Solano), o maior inimigo político de Ramiro Bastos.

FAMÍLIA DE RAMIRO BASTOS

ALFREDO BASTOS (Bertrand Duarte) – Filho de Ramiro (Antonio Fagundes). O médico é deputado estadual praticamente por imposição do pai. Não tem o menor talento para a política. Pai de Jerusa (Luiza Valdetaro). Casado com Conceição (Vera Zimmermann), esta sim, uma mulher forte e altiva.

CONCEIÇÃO BASTOS (Vera Zimmermann) – Mulher de Alfredo (Bertrand Duarte), mãe de Jerusa (Luiza Valdetaro). Uma mulher ainda sofisticada, vinda de Salvador, que acha Ilhéus uma província. É altiva, despreza Gabriela (Juliana Paes). Respeita o sogro, Ramiro (Antonio Fagundes), a quem admira mais que o marido. Faz de tudo para impedir seu romance com Mundinho (Mateus Solano).

OLGA BASTOS (Fabiana Karla) – Mulher de Tonico (Marcelo Serrado). Filha de fazendeiros riquíssimos. É ciumentíssima, acha que são as mulheres que correm atrás do seu marido, e não o contrário. Vive às turras com a cunhada, Conceição (Vera Zimmermann), que acha "metida" demais. Tem quatro filhos, verdadeiros pestinhas.

RAMIRINHO (Filipe Gimenez), BENTO (Gustavo Mello), MARIA LUPICÍNIA (Anna Gabriela), LADISLAU (Kaic Chagas) – Filhos de Tonico (Marcelo Serrado) e Olga (Fabiana Karla). Maria Lupicínia (Anna Gabriela) vive denunciando o pai.

PRAZERES (Telma Souza) – Empregada da família há muitos anos, confidente de Jerusa (Luiza Valdetaro).

FAMÍLIA DO CORONEL AMÂNCIO

AMANCIO LEAL (Genézio de Barros) – Fazendeiro de cacau, viúvo, mora com a mãe Dorotéia (Laura Cardoso) e os dois filhos, Juvenal (Marco Pigossi) e Berto (Rodrigo Andrade), em Ilhéus. É o principal aliado de Ramiro Bastos (Antonio Fagundes) e também um dos principais opositores de Mundinho Falcão (Mateus Solano). Pretende casar seu filho Juvenal (Marco Pigossi) com Jerusa (Luiza Valdetaro). E apoia seu filho Berto (Rodrigo Andrade) quando resolve deixar Lindinalva (Giovanna Lancelotti).

DOROTÉIA (Laura Cardoso) – Mãe de coronel Amâncio (Genézio de Barros), se considera o pilar moral de Ilhéus. Tudo passa sob seu julgamento. Dominadora. Quer saber de tudo, quer "aconselhar" todo mundo. Acaba sendo o terror da cidade. Seu maior sonho é que seu outro neto, Juvenal (Marco Pigossi), case-se com Jerusa (Luiza Valdetaro).

BERTO (Rodrigo Andrade) – Filho do Coronel Amâncio (Genézio de Barros). Neto de Dorotéia (Laura Cardoso). Rico. Machão. Enquanto os pais de Lindinalva (Giovanna Lancelotti) são vivos, ele a respeita. É seu noivo e pretende casar. Quando eles morrem e Lindinalva fica em dificuldades, porém, é o primeiro a se aproveitar da situação.

JUVENAL (Marco Pigossi) – Chega à cidade vindo de Salvador, onde estudou. Tem ideias progressistas. Enfrenta o pai. Quer se casar com Jerusa (Luiza Valdetaro), mas apaixona-se por Ina (Raquel Villar), uma jovem e sensual que trabalha no Bataclan.

FAMILIA CORONEL MELK TAVARES

CORONEL MELK TAVARES (Chico Diaz) – Rico fazendeiro de cacau, mora em Ilhéus com a esposa Marialva (Bel Kutner) e a filha Malvina (Vanessa Giácomo). Conservador, apoia Ramiro Bastos (Antônio Fagundes). É um pai rígido, duro, de personalidade forte. Proíbe a filha Malvina até de continuar os estudos na Universidade. Malvina enfrenta o pai em todos os momentos. Melk contrata o Negro Fagundes (Jhe Oliveira) e Clemente (Daniel Ribeiro) para trabalhar em sua fazenda.

MARIALVA TAVARES (Bel Kutner) – Mulher de Melk (Chico Diaz), é assustada e submissa. O que o marido diz para ela é lei. Passa o tempo todo tentando impedir os enfrentamentos entre Malvina (Vanessa Giácomo), a filha, e o pai, Melk.

MALVINA TAVARES (Vanessa Giácomo) – Filha única de Melk (Chico Diaz). Jovem, bela, inteligente, intrépida e de espírito independente. Rebelde, não aceita viver de acordo com as convenções da sociedade de Ilhéus. Enfrenta o pai. Apaixona-se por Rômulo (Henri Castelli), engenheiro que vem de Salvador. Sabe que Rômulo é casado, mas mesmo assim namora com ele. Ela simboliza a libertação feminina que dá seus primeiros passos na década de 20.

BATACLAN

MARIA MACHADÃO (Ivete Sangalo) – É a dona do Bataclan. Extrovertida, alegre, mas autoritária com as "meninas" quando necessário. Foi mulher-dama no passado. É amiga de todos os coronéis, "mãe" de todas as "meninas". Conhece os chamegos, amores, paixões, segredos dos coronéis e seus filhos. Pode ser extremamente doce e maternal. Mas também autoritária, até cruel. Estabelece com as garotas do Bataclan uma relação de amizade e exploração. Todas lhe pagam também 50% do que recebem de cada cliente, no ato. Sabe aconselhar as garotas a se darem bem com um chamego, e arrancar dinheiro do homem cativado. É respeitadíssima pelas garotas e pelos coronéis e clientes.

ZAROLHA ou RISOLETA (Leona Cavalli) – É uma sergipana, chamego de Nacib (Humberto Martins) no Bataclan. Amicíssima de Maria Machadão (Ivete Sangalo). Seu sonho é casar com um coronel e se tornar senhora.

NATASCHA (Nathália Rodrigues) – A loira fala com sotaque e conta que é da família imperial russa. Diz que é uma princesa. E por isso é cheia de exigências, cobra caro, tudo porque os coronéis sentem-se "honrados" em compartilhar o leito da "princesa".

TEODORA (Emanuelle Araújo) – Morava em uma fazenda de cacau e fugiu de casa depois que o padrasto tentou seduzi-la. Virou mulher-dama a convite de Maria Machadão (Ivete Sangalo).

MARA (Suyane Moreira) – Uma amazonense bonita e desbocada.

INA (Raquel Villar) – A mais jovem de todas as mulheres-damas, bem delicada. E sempre assustada. Gosta de brincar de boneca embora, é claro, não tenha idade pra isso.

MISS PIRANGI (Gero Camilo) – o "invertido" da cidade, nas palavras de Jorge Amado. Faz tudo que Maria Machadão (Ivete Sangalo) quer. Limpa o bordel, serve as mesas, faz pequenos trabalhos de costura. É generoso. Mas é marginalizado pela sociedade ilheense.

IRMÃS DOS REIS (As solteironas da cidade)

QUINQUINA (Angela Rebello) – É a maior fofoqueira da cidade. Tudo vê, tudo comenta. Observa cada saia, cada decote. Nunca se casou. Ela e a irmã, Florizinha (Bete Mendes), herdaram casas de aluguel. E fazem doces para vender para fora. Sua maior atividade, porém, é criar, junto com a irmã, um presépio, recortando personagens de revistas. O presépio é o grande acontecimento da cidade na época natalina. Rígida, se recusará a receber a afilhada Lindinalva (Giovanna Lancelotti) em casa quando o noivo Berto (Rodrigo Andrade) largá-la.

FLORZINHA (Bete Mendes) – Irmã de Quinquina (Angela Rebello). Também é fofoqueira, porém, mais doce que a irmã. Mais emocional. E sempre acaba fazendo o que a irmã manda. Pede revistas a todos que encontra, para montar o presépio.

A HISTÓRIA DE SINHAZINHA

SINHAZINHA MENDONÇA (Maitê Proença) – Mulher do coronel Jesuíno (José Wilker), sofre nas mãos do marido. Vive na igreja, é amiga de todas as senhoras da sociedade. É devota de São Sebastião. Um dia vai fazer um tratamento dentário com o jovem e sedutor doutor Osmundo (Erik Marmo). Apaixona-se por ele.

OSMUNDO PIMENTEL (Erik Marmo) – Jovem dentista, vindo de Salvador, filho de um rico comerciante, se instalou em Ilhéus com um consultório bem montado na avenida da praia. Apaixona-se por Sinhazinha (Maitê Proença).

CORONEL JESUÍNO MENDONÇA (José Wilker) – É um homem bruto, inclusive no trato com a esposa. Rígido. Descobre a traição da esposa com o dentista e decide “fazer justiça”. Ele será o primeiro a ser questionado pela sociedade em transformação.

NÉIA (Yaçanã Martins) – Empregada da casa que descobre a traição de Sinhazinha (Maitê Poença) com Osmundo (Erik Marmo).

A MOÇA DA JANELA

GLÓRIA (Suzana Pires) – Teúda e manteúda pelo Coronel Coriolano Ribeiro (Ary Fontoura), Glória é uma bela mulher. Vive na casa que foi da família do coronel, próxima às famílias da sociedade, para escândalo das mulheres locais e divertimento do pessoal do Vesúvio, que a vê, todas as tardes, na janela. Tem uma vida confortável com o dinheiro do coronel e gosta dela. Mas seduz o professor Josué (Anderson di Rizzi), poeta e pobre. E começa a lhe comprar presentes. Muitas vezes o coronel Coriolano chega de surpresa, mas ela sempre esconde Josué.

JOSUÉ (Anderson di Rizzi) – É subdiretor e professor do ginásio. Vive no bar Vesúvio. Sem dinheiro, vive pendurando a conta com Nacib (Humberto Martins). É apaixonado por Malvina (Vanessa Giácomo), a quem dedica versos de amor. Para olhar Malvina, fica sempre perto da janela de Glória (Suzana Pires), e acaba tendo um caso com ela.

CORONEL CORIOLANO (Ary Fontoura) – Sempre mantém uma moça bonita para ficar com ele quando vem da fazenda. Antes de Glória (Suzana Pires), teve muitas outras. Desconfiado e ciumento, não aceita traição de jeito nenhum. Vive tentando descobrir se Glória o trai. Mas ela sempre disfarça (ou esconde o professor Josué no próprio quarto).

A HISTÓRIA DE LINDINALVA

LINDINALVA (Giovanna Lancelotti) – Jovem bonita, da incipiente classe média da cidade. Seu pai é dono de um armarinho. É noiva de Berto (Rodrigo Andrade), filho do coronel Amâncio (Genézio de Barros). O casamento está para ser marcado. Mas seus pais morrem num acidente. Lindinalva descobre que o armarinho está endividado. E o aluguel não foi pago há meses. Sem dinheiro, aceita a ajuda do noivo. Passa a depender dele. E Berto exige dormir com ela. Lindinalva aceita. Logo Berto é visto saindo da casa de manhã. Ela passa a ser hostilizada por todas as mulheres que eram amigas de sua mãe. É proibida de ver as amigas. Lindinalva é obrigada a bater na porta do Bataclan.

DONA RITA (Izabella Bicalho) – Mãe de Lindinalva (Giovanna Lancelotti). Dona de casa, simples, feliz com o noivado da filha. Não sabe a real situação financeira da família.

ALCEU (Carlos Betão) – Pai de Lindinalva (Giovanna Lancelotti), dono de um armarinho. O pequeno comerciante está endividado. Apesar das preocupações, está certo de que vai se safar. Só precisa de um tempo para isso. Está feliz com o noivado da filha, principalmente por ser com o filho de um coronel. Mas junto com a mulher, morre em um acidente.

ZULMIRA (Rejane Maya) – A empregada que criou Lindinalva (Giovanna Lancelotti).

OUTROS CORONÉIS

MANOEL DAS ONÇAS (Mauro Mendonça) – Velho fazendeiro do cacau. Vive no bar de Nacib (Humberto Martins) e é doido por Gabriela (Juliana Paes). Daria casa montada e até uma roça de cacau para Gabriela se tornar sua amante. Casado, deixa sua família na roça. E vem a Ilhéus para negócios, onde se diverte.

ALTINO BRANDÃO (Nelson Xavier) – Sergipano, um dos pioneiros na cultura do cacau, e também um dos maiores fazendeiros. Mora em sua fazenda em Rio do Braço. Mas é um homem de ideias abertas, ao contrário dos outros coronéis. Tenta unir Ramiro Bastos (Antonio Fagundes) a Mundinho Falcão (Mateus Solano). É o primeiro a se passar para o lado de Mundinho Falcão.

RIBEIRINHO (Harildo Deda) – Um grande frequentador do Vesúvio e do Bataclan. Alinha-se com Ramiro Bastos (Antonio Fagundes), mas seu grande interesse são as mulheres. Será chantageado por Príncipe Sandra (Emílio Orciollo Netto) e Anabela (Bruna Linzmeyer).

FREQUENTADORES DO VESÚVIO

JOÃO FULGÊNCIO (Pascoal da Conceição) – É o dono da Papelaria Modelo, centro da vida intelectual de Ilhéus. Casado, tem dois filhos. Ri dos costumes locais, é um homem de mente aberta. E com grande perspicácia. É ele que vende livros como "O Crime do Padre Amaro" à Malvina (Vanessa Giácomo).

DOUTOR MAURÍCIO (Claudio Mendes) – Advogado conservador, que obedece a todos os pedidos de Ramiro Bastos (Antonio Fagundes). Também se interessa por Gabriela (Juliana Paes), e lhe oferece casa montada.

DOUGLAS (Jackson Costa) – Dono do jornal da oposição, amigo próximo de Mundinho Falcão (Mateus Solano). Homem de ideias progressistas, radical.

NHÔ GALO (Edmilson Barros) – Funcionário público, boêmio inveterado, é um tipo divertido e ao mesmo tempo, sábio. Anticlerical. Tem aventuras com as mulheres do Bataclan. É irônico, divertido.

DOUTOR PELÓPIDAS ÁVILA (Ilya São Paulo) – É conhecido apenas pelo apelido de Doutor. É um tipo romântico. Médico, é quem trata das moças do Bataclan.

DOUTOR EZEQUIEL (José Rubens Chachá) – O mais moralista de todos. É solteiro e vive na igreja.

AS GAROTAS

IRACEMA (Amanda Richter) – É a mais ousada das moças de Ilhéus. Dança apertadinha com o par. Namora aos beijos no portão. Amiga de Jerusa (Luiz Valdetaro) e Malvina (Vanessa Giácomo). Interessa-se por Mundinho Falcão (Mateus Solano). Mas gosta mesmo de Juvenal (Marco Pigossi), filho do Coronel Amâncio (Genézio de Barros) e, embora saiba que o moço está prometido a Jerusa, fará tudo para ficar com ele.

ZULEIKA (Fernanda Pontes) – Também amiga de Jerusa (Luiza Valdetaro), Malvina (Vanessa Giácomo) e Iracema (Amanda Richter), é a mais inocente de todas. Romântica, à espera de um príncipe encantado.

OS VIGARISTAS

PRÍNCIPE SANDRA (Emílio Orciollo Netto) – mágico de quinta categoria, que vem a Ilhéus trazido por Mundinho Falcão (Mateus Solano), acompanhado de sua "esposa" e assistente, Anabela (Bruna Linzmeyer). Praticam o golpe do suadouro, que é bem típico da época. O coronel "seduz" a mulher. Anabela o recebe no quarto. Quando estão juntos, o "marido" entra de revólver na mão. Ameaça lavar a honra a sangue. O coronel tenta dissuadi-lo de atirar, ela chora, enfim, é um drama, onde o coronel se apavora. Finalmente, "marido" e "mulher" aceitam um bom dinheiro para irem "refazer" a vida em outro local. Quando o coronel sai, caem na gargalhada e avaliam quanto ganharam no golpe.

ANABELA (Bruna Linzmeyer) – Dançarina e assistente de Príncipe Sandra (Emílio Orciollo Netto), seu marido mágico. Chegou a Ilhéus trazida por Mundinho Falcão (Mateus Solano), com quem tem uma intimidade muito grande. Suas principais danças são a dos Sete Veús e a dos Leques. Dança, é claro, no Bataclan. Mas Anabela é especialista no golpe do suadouro.

OUTROS PERSONAGENS

PADRE CECÍLIO (Frank Menezes) – Alegre e bonachão, está nas mãos das beatas da cidade. E vive sendo pressionado por Maria Machadão (Ivete Sangalo) e as moças do Bataclan. Fecha os olhos para as violências dos coronéis.

RÔMULO VIEIRA (Henri Castelli) – Engenheiro do ministério da Viação enviado do Rio de Janeiro para as obras do porto de Ilhéus. Ao contrário de todo o povo de Ilhéus, gosta de nadar no mar. Atlético, bonito. É casado com uma mulher internada num hospício mas, de acordo com a lei, não pode se separar legalmente. E mesmo que se separasse, não poderia casar, pois na época isso não era admitido para quem rompesse o casamento. Namora com Malvina (Vanessa Giácomo), a filha do Coronel Melk Tavares (Chico Diaz).

DONA ARMINDA (Neusa Maria Faro) – Vizinha de Gabriela (Juliana Paes), torna-se sua melhor amiga. Fofoqueira, divertida. Vive dando conselhos a Gabriela – os piores – para arrancar presentes de Nacib (Humberto Martins), aproveitar enquanto é jovem. É mãe de Chico Moleza (Renan Ribeiro), que trabalha no bar Vesúvio. É espírita e também a parteira da cidade. Vive reclamando, pois acha um escândalo os médicos fazerem partos de bebês.

CHICO MOLEZA (Renan Ribeiro) – Filho de dona Arminda (Neusa Maria Faro), trabalha no Vesúvio. Serve as mesas. Está naquela idade de se interessar por mulheres.

TUÍSCA (Max Lima) – Garoto que vende os doces das irmãs dos Reis. Torna-se o melhor amigo de Gabriela (Juliana Paes), com quem brinca de currupio e de soltar pipa. É um moleque brincalhão, divertido.

MIQUELINA (Clara Paixão) – Do povo, amiga de Gabriela (Juliana Paes). É quem ensaia para o reizado junto com Gabriela.

NEGRO FAGUNDES (Jhe Oliveira) – Atravessou a caatinga com Gabriela (Juliana Paes), de quem é amigo. Foi para a fazenda do Coronel Melk Tavares (Chico Diaz). E tornou-se seu jagunço. Também é amigo de Clemente (Daniel Ribeiro), o eterno apaixonado por Gabriela.

CLEMENTE (Daniel Ribeiro) – Apaixonado por Gabriela (Juliana Paes), com quem vive um romance na travessia da caatinga. Quer casar-se com ela, mas Gabriela não aceita. Vai trabalhar na fazenda do coronel Melk Tavares (Chico Diaz) e vive indo a Ilhéus para rondar Gabriela.

FABIANA (Heloisa Jorge) – Moça da fazenda do coronel Melk Tavares (Chico Diaz), apaixonada por Clemente (Daniel Ribeiro).

LOIRINHO (Widoto Áquila) – Capanga de Melk Tavares (Chico Diaz). Faz tudo que ele manda.